quarta-feira, junho 10, 2009

Assistir TV antes de dormir pode atrapalhar o sono

Estudo apresentado nesta semana no Congresso Sleep 2009 indica que o hábito de assistir à televisão antes de dormir pode ser um importante determinante no tempo que as pessoas ficam na cama, e pode contribuir para o débito crônico de sono. Os pesquisadores da Universidade da Pensilvânia, nos EUA, analisaram dados de mais de 21 mil pessoas com idades acima de 15 anos sobre as atividades que os participantes realizavam duas horas antes e após a hora de ir para a cama. E descobriram que assistir à televisão era, de longe, a atividade mais comum antes de dormir, alcançando quase 50% do tempo "pré-cama".

De acordo com os autores, a descoberta foi surpreendente, pelo fato de que, para as pessoas, o hábito de ver televisão parece ser mais importante no começo do período de sono do que outras atividades mais "biológicas".

A preocupação dos especialistas é que a TV pode fazer as pessoas ficarem de pé até tarde, enquanto os alarmes os fazem acordar mais cedo, reduzindo o tempo de sono a menos do que o fisiologicamente necessário. E dormir menos de sete ou oito horas diárias atrapalha a atenção e está associado com um aumento na obesidade, morbidade e mortalidade.

"Dada a relação da curta duração do sono com riscos de saúde, há a preocupação de que muitos americanos estão cronicamente com 'sub-sono' por causa de escolhas do estilo de vida", explicaram os autores, destacando que mais de 40% dos americanos dormem menos do que o recomendado.

Os resultados indicam que "assistir menos televisão durante a noite e atrasar o horário do início do trabalho de manhã parecem ser os candidatos à mudança comportamental para conseguir sono adicional e reduzir o débito crônico de sono". Mas, como o horário de trabalho não costuma ser flexível, o ideal seria a redução das horas em frente à TV antes de dormir.

(EurekAlert, public release. 8/6/2009)