Não questione, apenas aceite |
Se
Deus criou a Terra ou não, o governo da Escócia não quer nem saber. O que eles
sabem – e decidiram por lei – é que o criacionismo está proibido de ser
ensinado em escolas dentro da disciplina de Ciências, como era comum no país. A
decisão é considerada uma vitória da Scottish Secular Society (SSS), que há
anos luta pela mudança. “Finalmente, conseguimos chegar ao ponto de o ministro
responsável declarar que o criacionismo não deve e não pode ser ensinado como
uma ciência”, afirmou Paul Braterman, conselheiro científico do SSS. A
instituição garante que não tem nada contra o fato de o criacionismo ser citado
ou ensinado, mas sempre distante da ciência – para isso, diz ela, existem aulas
de religião. Com a decisão tomada, a Escócia agora se iguala aos seus vizinhos
Inglaterra e País de Gales, que também proíbem o fato de o criacionismo ser
ensinado como ciência. De acordo com o governo escocês, por meio de seu
porta-voz, a intenção é que os alunos sejam expostos a “questões complexas e
desafiadoras que possam desenvolver seu senso crítico”.
Nota:
No entanto, creio que a ideia de que o Universo (tempo, espaço, matéria) teria
se originado de maneira natural, por acaso (o nada gerando tudo) continuará
sendo ensinada. Também creio que a hipótese anticientífica de que a vida teria
se originado espontaneamente a partir de matéria inorgânica continuará sendo
ensinada em sala de aula, embora não haja evidência alguma desse “fato”. Os
alunos continuarão tendo seu senso crítico desenvolvido por meio do aprendizado
dessa ideias, além daquelas que ensinam que somos apenas “macacos pelados” e
que informação complexa e específica surge do nada, sem necessidade de uma
fonte informante. E ai daqueles que ousarem questionar isso em sala de aula! Bota
senso crítico nisso! [MB]