terça-feira, maio 12, 2015

Papa recebe pastores pentecostais no Vaticano

Pastores oram pelo papa Francisco
[Na tarde do dia 7/5], o [papa Francisco] recebeu em audiência privada um grupo de cerca de cem pastores evangélicos pentecostais provenientes de diversas partes do mundo. O grupo era guiado pelo pastor Giovanni Traettino, cuja comunidade Igreja Pentecostal da Reconciliação, em Caserta, foi visitada pelo papa Francisco em 28 de julho de 2014. O encontro - realizado numa das salas do complexo projetado por Pierluigi Nervi para as audiências papais - foi caracterizado por uma viva cordialidade e espírito de oração pela unidade. Foram os próprios pastores que manifestaram o desejo de encontrar Francisco. O papa estava acompanhado pelo Presidente do Pontifício Conselho para a Unidade dos Cristãos, Cardeal Kurt Koch. A visita do papa Francisco ao pastor em 2014 foi considerada histórica, por ser a primeira vez que um papa viaja do Vaticano para se encontrar com um pastor protestante.

“Entre as pessoas que perseguiram os pentecostais também houve católicos”, disse Bergoglio na ocasião. “Eu sou o pastor dos católicos e peço perdão por aqueles irmãos e irmãs católicos que não compreenderam e foram tentados pelo diabo.”

Francisco se reuniu com a comunidade de pentecostais da cidade ao norte de Nápoles e com 350 protestantes vindos de diversas partes do mundo. Ele pediu que os cristãos se unam na diversidade: “O Espírito Santo cria diversidade na Igreja. A diversidade é bela, mas o próprio Espírito Santo também cria unidade, para que a Igreja esteja unida na diversidade: para usar uma palavra bonita, uma diversidade reconciliadora”, observou.


Nota: “Quando o protestantismo estender os braços através do abismo [era um abismo há cem anos; hoje está mais para uma ponte aplainada], a fim de dar uma das mãos ao poder romano e a outra ao espiritismo [o que já fez há muito tempo, ao abraçar a crença na alma imortal], quando por influência dessa tríplice aliança os Estados Unidos forem induzidos a repudiar todos os princípios de sua Constituição, que fizeram deles um governo protestante e republicano, e adotarem medidas para a propagação dos erros e falsidades do papado, podemos saber que é chegado o tempo das operações maravilhosas de Satanás e que o fim está próximo” (Ellen White, Testemunhos Seletos 2:150, 151).