quarta-feira, maio 27, 2015

O poder dos livros na transformação de um médico

Nada é impossível para Deus
Eu estava caminhando pela Avenida Santo Amaro no ano de 2007, quando um pensamento gerado pelo Espírito Santo me veio à mente: “Quero que você vá ao SELS” [lojas de livros e produtos naturais localizadas nas sedes administrativas da Igreja Adventista]. (Algumas pessoas não acreditam nisso, quando eu conto esse testemunho; então, para elas, eu indico o livro Fuga para Deus, da CPB). Me dirigi prontamente para lá e, então, questionei a Deus em oração: “Senhor, por que estou aqui? O que queres que eu faça?” Comecei a olhar os produtos e daí um livro me chamou a atenção: Por Que Creio, do jornalista Michelson Borges. Não tive dúvida alguma; comprei o livro e o levei para casa. Entreguei-o ao meu pai que, homem culto e inteligente que era, ficou feliz ao ganhar mais um livro.

Ele começou a ler e acabou gostando da leitura, baseada no criacionismo e não naquilo que ele sempre acreditou. Apesar de se proclamar católico, ele não cria em Deus como um Pai, como uma Pessoa a que se pode recorrer, etc. Sua crença era em uma força impessoal. Então posso dizer que ele era um agnóstico, que também acreditava no evolucionismo.

Então o livro lhe deu uma perspectiva diferente, que estava começando a se tornar real. Apesar de toda a cultura dele (nossa casa tinha uma biblioteca de aproximadamente 5.000 livros, vários deles sobre religiões diversas), ele nunca se encontrou em religião nenhuma.

Nessa época, ele não estava bem de saúde, na verdade estava bem doente. Então foi a época em que Deus começou a me usar para apresentar a ele uma realidade bem diferente que, provavelmente, ele não aceitaria em outro momento.

Depois do Por Que Creio, dei a ele o Origens, do Ariel Roth. Após criticar um dado exposto no livro, ele me disse que na época tinha virado seu livro de consulta! Nem pude acreditar. Fiquei boquiaberta!

Depois dei-lhe o livro Escavando a Verdade, sobre arqueologia, de Rodrigo Silva. Livro extremamente bem embasado que se sobrepôs à leitura anterior de um livro chamado E a Bíblia Tinha Razão, em que dados arqueológicos foram alterados para provar a veracidade da Bíblia. Livro que ajudou a pôr em cheque a crença do meu pai na Palavra de Deus.

Já no ano de 2008, dei-lhe outro livro: Cristianismo Puro e Simples, de C. S. Lewis, livro mais filosófico que religioso, que realmente embasa a Lei Moral, sobre o certo e o errado, e que se torna uma forte evidência da Lei e, principalmente, do caráter de Deus. Desse ele também gostou muito.

Esse foi o último livro que pude dar a ele. E o conhecimento de Deus foi formado nessas quatro leituras muito especiais! Deus usa pessoas para atender às necessidades de outras, e eu me sinto feliz por ter sido o instrumento para levá-Lo ao meu pai e lhe dar a chance da salvação e da redenção.

Então, o Dr. Anacleto Valtorta, ex-diretor do SAMSS, no Hospital das Clínicas de São Paulo, faleceu na manhã do dia 12 de março de 2008. Felizmente, com a esperança de salvação! Quem sabe ainda não vou me encontrar com ele? Ficaria extremamente feliz com isso!

Camilla Valtorta