quinta-feira, maio 21, 2015

Vegetarianismo de Ben Carson já chamou a atenção

Estilo de vida polêmico
Conforme já era de se imaginar e prever, aspectos particulares da vida do candidato adventista à presidência dos EUA, o Dr. Ben Carson, começaram a chamar a atenção da mídia. Desta vez foi sua dieta vegetariana. O jornal Huffington Post destacou isso em sua edição de ontem (confira). Segundo a matéria, isso pode colocá-lo contra a indústria da carne em Iowa, um Estado importante nas eleições primárias. Só para lembrar, a indústria da carne em Iowa e em todo o país tem feito lobby agressivo contra as diretrizes federais que incentivam as pessoas a comer mais vegetais e menos carne vermelha e processada. Carson disse ao Vegetarian Times, em 1990, que uma dieta sem carne acabaria “pegando”, e que os animais poderiam respirar aliviados.

“Infelizmente, para os animais, a taxa de vegetarianismo nos Estados Unidos não subiu. Em 1999, apenas seis por cento dos americanos disseram ao Gallup que evitavam a carne. Em 2012, foram apenas cinco por cento. E talvez, infelizmente para Carson, quase um terço dos eleitores republicanos tenham uma visão desfavorável dos vegetarianos. [...] Em contraste, 68 por cento dos eleitores democratas têm uma visão favorável aos vegetarianos”, informa a matéria.

E diz mais: “Enquanto Carson é o único candidato vegetariano, seu potencial concorrente republicano Jeb Bush provavelmente está comendo carne suficiente para duas pessoas. O ex-governador da Flórida tem mantido uma dieta paleolítica na campanha eleitoral, que adere a carnes, nozes e frutas em uma dieta cada vez mais popular, inspirada nos supostos benefícios para a saúde de se viver como um homem das cavernas.”

Curiosa polarização entre um defensor criacionista da dieta vegetariana e um carnívoro adepto de uma dieta evolucionista... Por enquanto, as divergências estão no campo dietético. Mas o que virá a seguir? E quando for destacado o fato de que Carson guarda o sábado e é criacionista? Que ele crê na volta de Jesus e nas profecias bíblicas? Que a igreja a que pertence sustenta a posição de que os EUA são a segunda besta do Apocalipse? Será um cenário bem interessante, sem dúvida. [MB]

A propósito, a revista Vida e Saúde do mês que vem fará uma análise aprofundada desse modismo dietético conhecido como “dieta paleolítica”. Não perca!