sexta-feira, maio 02, 2008

Ateísmo atrevido

Depois de muito tempo, cientistas renomados resolveram anunciar suas crenças religiosas. É o caso do astrônomo Owen Gingerich, que lançou recentemente nos Estados Unidos o livro God’s Universe, e do geneticista Francis Collins, autor do também recém-lançado The Language of God. Além de acreditar em Deus, esses cientistas com reconhecimento em suas respectivas áreas não vêem qualquer contradição entre a linha de suas pesquisas e a religião.

Por outro lado, o biólogo inglês Richard Dawkins e o filósofo norte-americano Daniel Dennet continuam defendendo o ateísmo, com “unhas e dentes”. E para substituir o tradicional termo “ateu” e se diferenciar dos que crêem, os dois estão promovendo uma designação alternativa: “Bright” (brilhante, em inglês). Ou seja, somente é “brilhante” aquele que nega a religião e mantém uma visão puramente naturalista do mundo. (Confira em www.the-brights.net)

Só para lembrar, a Bíblia diz que “a vida estava nEle [Jesus] e a vida era a luz dos homens. A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevalecem contra ela" (João 1:4 e 5). Portanto, ser "brilhante" sem a fonte de luz é um contra-senso.