domingo, maio 04, 2008

Dente ajuda a identificar múmia de Hatshepsut

A múmia da rainha do Egito Hatshepsut foi finalmente identificada graças a um dente molar, segundo revelou hoje o secretário-geral de Conselho Supremo de Antiguidades egípcio, Zahi Hawass. A múmia se encontrava no terceiro andar do Museu Egípcio do Cairo, junto à da ama-de-leite que amamentou Hatshepsut. Mas durante meses houve confusão sobre sua identidade. Hawass tinha anunciado que hoje revelaria "a maior descoberta mais na egiptologia desde 1922", quando a tumba do faraó Tutancâmon foi encontrada pelo britânico Howard Carter.

Hatshepsut é uma das rainhas mais famosas do Egito do tempo dos faraós. Ela viveu entre 1479 e 1458 AC, e foi uma das "estrelas" da pujante 18ª dinastia. A ela foi dedicado o famoso templo de Deir al-Bahri, uma das atrações mais visitadas da cidade de Luxor.

(Terra)

Nota: O faraó Amosis foi seguido por Amenhotep I (1546-1525 a.C.), que empreendeu campanhas militares no sul e no oeste. Seu filho, Tutmosis I (1525-1508 a.C.), que levou a cabo uma campanha militar da Síria até o Eufrates, foi o primeiro rei a registrar o fato de que empregou escravos asiáticos na construção de seus templos. É possível que se refira aos hebreus. Foi seguido por seu débil filho, Tutmosis II (1508-1504 a.C.), após cuja morte Hatshepsut, filha de Tutmosis I, governou pacificamente o Egito durante 22 anos (1504-1482 a.C.). É provável que ela tenha sido a mãe adotiva de Moisés, já que os primeiros 40 anos da vida dele abarcaram os reinados de Tutmosis I, Tutmosis II e Hatshepsut. [Leia mais aqui.][MB]