sábado, maio 03, 2008

A entropia tem implicações filosóficas

Anos atrás, os cursos de Engenharia utilizavam o livro Fundamentos da Termodinâmica Clássica. “No estudo do capítulo sobre a entropia, o texto era sistematicamente ignorado em sala de aula, mas não na minha turma. Pela curiosidade em torno do tema, fui até o fim do capítulo e descobri o que não ‘interessava’ ser dito [confira no trecho grifado na reprodução da página do livro, logo abaixo]. O pessoal até hoje se recorda das minhas provocações em torno do assunto”, diz o engenheiro Marcus Vinicius de Paula Moreira, que reside no Rio de Janeiro e é membro da Sociedade Criacionista Brasileira.

Moreira verificou a 5ª e 6ª edições brasileiras do livro e não encontrou mais o trecho polêmico. “Minha curiosidade está no porquê de ter sido retirado.”

Tradução a partir do original inglês:

“A conclusão a que se pode chegar é que a segunda lei da termodinâmica e o princípio do aumento da entropia têm implicações filosóficas. A segunda lei da termodinâmica aplica-se ao Universo como um todo? Há processos que nos são desconhecidos que ocorrem em algum lugar no Universo, tal como “a criação contínua”, que apresentam uma diminuição da entropia associada com eles, e deslocam assim o aumento contínuo da entropia que é associada com os processos naturais que conhecemos? Se a segunda lei for válida para o Universo (nós naturalmente não sabemos se o Universo pode ser considerado como um sistema fechado), como começou no estado de entropia baixa? Na outra extremidade da escala, se todos os processos conhecidos tiverem um aumento da entropia associada com eles, qual será o futuro do mundo natural como nós o conhecemos? Obviamente, é impossível dar respostas conclusivas a essas perguntas unicamente na base da segunda lei da termodinâmica. Entretanto, os autores vêem a segunda lei da termodinâmica como uma descrição humana do trabalho prévio e contínuo do Criador, que traz também a resposta ao destino futuro do homem e do Universo.”

Gordon J. Van Wylen & Richard E. Sonntag, Fundamentals of Classical Thermodynamics, Second Edition, SI Version, John Wiley & Sons, 1976. ISBN 0-471-90229-2, page 243.