sexta-feira, maio 02, 2008

Livro diz que ressurreição de Jesus foi alucinação

Um best-seller que coloca em dúvida vários episódios da vida de Jesus está causando grande polêmica na Itália. Os autores de Inquérito Sobre Jesus, que está há várias semanas na lista dos livros mais vendidos do país, dizem, entre outras coisas, que a ressurreição de Jesus pode ter sido fruto de alucinação de seu Seus discípulos. O livro traz uma entrevista com o professor de História especializado em cristianismo Mauro Pesce, da Universidade de Bolonha, conduzida pelo jornalista Corrado Augias. Augias e Pesce questionam, além da ressurreição, a data e o local do nascimento de Cristo, que Maria tenha dado à luz permanecendo virgem [sempre confundem o dogma católico com o que a Bíblia realmente diz, neste ponto], e que Cristo tivesse intenção de fundar uma nova religião. Desde que foi lançada, no fim do ano passado, a obra já vendeu 450 mil cópias na Itália. Deve ser ainda publicada no Brasil.

No capítulo dedicado à ressurreição de Jesus, definido por eles como o mais delicado, Augias e Pesce especulam que o episódio – um dos fundamentos da fé cristã – pode ter sido apenas fruto de alucinação dos discípulos. “Muitas visões, inclusive as mais recentes, como as de Fátima, indicam que o visionário acabou vendo realmente o que desejava ver”, diz o texto.

O livro aponta imprecisões nos cálculos que determinaram a data de nascimento de Jesus. “Não sabemos até que ponto podemos confiar em Lucas (um dos evangelistas), que escreveu 50 anos depois da morte de Cristo, com base em informações de terceiros”, escrevem os autores. ...

(BBC Brasil)