domingo, maio 04, 2008

Que "dizem" os dinossauros


Duas semanas atrás, levei minha esposa e minhas filhas para conhecer o Museu de Paleontologia de Monte Alto, SP. Foi uma visita muito interessante e instrutiva. Pudemos conferir de perto fósseis que dão alguma idéia das dimensões dos dinossauros que habitaram nossas terras. Além das cabeças de um carnotauro e de um T-rex, produzidas por um artista plástico da região, o museu tem também uma estátua em tamanho real de um velociraptor e uma réplica de diplodoco em concreto (estamos sentados na cauda dele, na foto acima). Na foto abaixo, você tem uma vista parcial do museu, e no destaque, o fêmur fossilizado de um aeolosaurus, animal que podia chegar a 15 metros de comprimento


E hoje, quando retornávamos de uma viagem a Santa Catarina, aproveitei para tirar algumas fotos de réplicas de dinossauros que estão expostas num pequeno parque ao lado de uma loja às margens da BR 101, no município de Garuva. Nem preciso dizer que minhas filhas também adoraram essa visita


Mas o que esses passeios me fizeram lembrar mesmo foi do mistério que ainda cerca a extinção desses grandes répteis. Mistério que poderia ser explicado de modo relativamente fácil se se aceitasse o relato bíblico do dilúvio. Aliás, veja só que "coincidência": recebi o texto a seguir de uma amiga que é doutora em botânica e professora numa universidade federal brasileira. A matéria foi publicada no site AmbienteBrasil.

Dinossauros tiveram uma morte em agonia

Os fósseis de dinossauros geralmente têm as bocas semi-abertas, a cabeça para trás e a cauda em curva. Por estas razões, paleontólogos acreditam que os dinos morreram na água e as correntes deixaram os ossos em tal posição ou que, os músculos e ligamentos deram tal forma pós-morte aos dinossauros.

Para Cynthia Marshall Faux, uma paleontologista vegetariana do Museu de Rockies, as explicações para a forma encontrada nos fósseis de dinossauros não faziam sentido. Para ela, as posições mostradas pelos fósseis podem sugerir que os dinossauros morreram de asfixia e problemas no cérebro.

De acordo com ela, alguns animais encontrados na postura podem ter sido sufocados por cinzas durante uma erupção vulcânica. A hipótese é consistente com o fato de que muitos fósseis foram encontrados em depósitos de cinzas. Dentre outras possibilidades para a morte dos animais estão doenças, trauma cerebral, hemorragia severa ou envenenamento.

Um outro dado levantado é que, como a postura se repete em dinossauros e mamíferos, que tiveram uma atividade metabólica alta, e dependiam de condições maiores de oxigênio que outras espécies.

A cientista disse que muitos dinossauros podem ter morrido na água, mas que as correntes não explicam todas as características comuns encontradas nos fósseis. As informações são da revista eletrônica especializada.

(Folha Online).

Nota: Um dia os paleontólogos chegam lá...