sexta-feira, maio 09, 2008

Vem aí: O Delírio do Diabo

No mês de abril, a Random House lançará o novo livro de David Berlinski, sênior fellow do Center for Science and Culture do Discovery Institute, intitulado The Devil's Delusion: Atheism and Its Scientific Pretensions [O delírio do Diabo: O ateísmo e suas pretensões científicas]. Antes que alguns saiam dizendo que é obra de outro "criacionista enrustido", é bom dizer que Berlinski é judeu agnóstico, bon vivant, mora em Paris, é defensor das teses do Design Inteligente e é matemático pela Universidade Princeton. Então, quem melhor do que um agnóstico como ele para discutir com os ateus sobre ciência? Curiosidade: Dawkins (autor de Deus um Delírio) não aceita debater com Berlinski. É bom lembrar que o "Devoto de Darwin" (Veja) já se recusou a debater com criacionistas também. Daqui a pouco, nem com os amigos ele vai querer discutir suas idéias...

Alguns comentários sobre o livro de Berlinski:

“O livro de Berlinski é em tudo desejável: é idiomático, profundo, brilhantemente polêmico, divertido, e amplamente versado, é claro. Eu o parabenizo” (William F. Buckley Jr.).

“Com estilo alto e desdém alegre e divertido, David Berlinski esvazia as pretensões intelectuais da galera científica atéia. Talvez eles possam recitar a Tabela Periódica de cor, mas o Berlinski secular mostra que isso não os leva muito longe em raciocinar sobre questões mais importantes” (Michael J. Behe, professor de Bioquímica da Lehigh University e autor do best-seller A Caixa Preta de Darwin e de The Edge of Evolution).

O grande mérito de O Delírio do Diabo é fazer com que se reflita sobre a pretensão arrogante de certos ateus de serem os donos da verdade científica.