segunda-feira, abril 01, 2013

FBI quer espionar atividades na web em tempo real

Imagine as suas mensagens de e-mail, do bate-papo do Facebook ou do Google Talk, das conversas do Skype e de basicamente toda a sua vida online sendo espionadas em tempo real. Não se trata de um programa-espião que os pais instalam nas máquinas dos filhos e nem mesmo de trabalho de hackers mal-intencionados, mas sim de um projeto do FBI. Dessa vez, o departamento federal de investigação do país norte-americano pretende ter privilégios para espionar, em tempo real, absolutamente todas as comunicações online dos cidadãos dos EUA. Segundo relata o site Slate, especializado em política e tecnologia, as agências governamentais dos Estados Unidos já podem forçar os provedores de internet a instalar dispositivos de vigilância em suas redes graças a uma lei de 1994. Entretanto, essa legislação não inclui as novas tecnologias, como e-mail e serviços da web em geral, inclusive armazenamento nas nuvens.

Assim sendo, de acordo com o conselheiro-geral do FBI Andrew Weissmann, o FBI trata do tema como questão de segurança nacional, classificando-o como “prioridade máxima” para ser solucionado ainda em 2013.

Ainda de acordo com o Slate, o governo dos Estados Unidos já possui determinadas medidas legais para interceptar uma mensagem de e-mail, por exemplo. Por meio do capítulo III da Lei do Grampo Telefônico, as autoridades podem solicitar aos provedores de chat online ou de e-mail que prestem a assistência técnica necessária para realizar tal interceptação.

Nota: Aos poucos, o monitoramento vai substituindo a liberdade no país que primava pelos direitos dos cidadãos. Nada mais profético.[MB]