sexta-feira, abril 19, 2013

Projeto de leitura diária da Bíblia completa um ano

Um hábito que impacta espiritualmente todos os dias seus participantes. Esse é o projeto Reavivados por Sua Palavra, de âmbito mundial, que motiva adventistas a lerem diariamente um capítulo da Bíblia Sagrada. O #rpsp, como ficou conhecido o projeto, principalmente no microblog Twitter, completou [nesta semana] seu primeiro ano e não perde a força. A ideia da sede mundial adventista (idealizadora do projeto) é que até metade de 2015 milhões de pessoas tenham lido todo o Livro Sagrado do cristianismo. “Em 36 anos de ministério, já vi muitos programas para estimular a leitura da Bíblia, mas não com a força do Reavivados por Sua Palavra”, explica o pastor Bruno Raso, vice-presidente da Igreja Adventista e responsável pela coordenação do projeto em oito países sul-americanos.

O que Raso afirmou é o que ocorre na prática. O RPSP realmente tem feito diferença na devoção pessoal de cada participante. O jornalista Michelson Borges, ele mesmo um dos que está lendo todos os dias um capítulo da Bíblia, resolveu entrevistar alguns beneficiados pelo projeto e publicou em seu blog. Gente como o pastor Álvaro Martinho da Silva, de São Gabriel da Palha, no Espírito Santo, que além de ler ainda posta tweets e comenta cada trecho estudado. Sobre essa experiência de compartilhar o que leu, pouco depois de acordar, ele diz que “hoje já se transformou em um bom hábito da minha manhã de estudos e meditação. Quando, por algum compromisso, não posso digitar logo cedo, assim que chego de volta ao meu escritório, quero ler os comentários dos outros colegas e destacar alguns especiais”.

Um dos segredos da longevidade do projeto pode ser atribuído ao fato de motivar as pessoas a estudarem apenas um capítulo e não vários, o que geralmente desmotiva em longo prazo. A psicóloga Karyne Correia, que mora em Joinville, Santa Catarina, ressalta essa vantagem. “Eu tenho por costume grifar e fazer anotações quando estudo qualquer tipo de conteúdo, e com a Bíblia não é diferente. E a leitura de apenas um capítulo por dia proporciona maior reflexão e permite extrair mais lições de menos palavras. É praticamente a experiência de aprender com cada versículo.”

Eunice Herculano, de Alagoas, expressa bem o efeito espiritual provocado por esse hábito adquirido. “Sempre achei muito difícil ler a Bíblia pelo ano bíblico porque começava com um grande estímulo, incentivo e, depois, todo esse ânimo ia diminuindo a ponto de parar. Mas com o Reavivados, a cada dia, sinto-me estimulada na leitura, pois temos comentários de pastores sobre o capítulo do dia, fazendo com que nossa mente se abra para o entendimento. E o mais importante: mantenho minha comunhão diária com Deus”, explica a participante.

Mas o pastor Bruno Raso resolveu ir além da meditação diária nos escritos bíblicos. Ele tomou o desafio pessoal de fazer uma síntese, em vídeo, de cada capítulo. As gravações são feitas na Nuevo Tiempo Bolívia e diariamente quem compreende o idioma espanhol tem acesso ao resumão feito por ele. “Cheguei a gravar 30 programas em um dia apenas. Não é fácil, mas vejo os resultados dessa iniciativa e me alegro com o reavivamento espiritual que está acontecendo”, vibra.

O #rpsp virou aplicativo para Facebook, IOS, Android e até game online. A sistemática de leitura diária de um capítulo da Bíblia está disponível em várias plataformas, o que provavelmente tem envolvido um número maior de jovens. No Twitter e no Facebook, participantes costumam compartilhar suas impressões sobre o conteúdo de cada dia e um verdadeiro debate virtual ocorre com opiniões de todos os tipos.

(Felipe Lemos, Portal Adventista)