quarta-feira, abril 17, 2013

Google cria ferramenta para localização de pessoas

Poucos minutos após as explosões ocorridas na tarde de [ontem] durante a maratona de Boston, o Google anunciou um serviço capaz de captar e distribuir informações a respeito de sobreviventes e feridos. Chamado de Person Finder, o sistema foi originalmente criado para a localização de pessoas após os terremotos no Haiti, em 2010. Atualizado hoje para as necessidades da cidade norte-americana, o sistema permite que qualquer pessoa pesquise informações sobre amigos e familiares que estavam em Boston no momento do ocorrido, além de possibilitar que sejam incluídos dados sobre vítimas.

Na página principal do Person Finder, existem apenas dois botões: um para pesquisar indivíduos, incluindo apenas nome e sobrenome, e outro para alimentar o banco de dados com informações relevantes.

A ferramenta tem uma importância ainda maior devido aos protocolos adotados pela polícia local, a fim de evitar novas explosões. Segundo o New York Post, todas as linhas de telefones celulares em Boston foram bloqueadas para que não seja viável utilizar a rede como uma forma de disparo remoto.


Nota: Cada vez que um atentado ameaça a vida das pessoas, mais elas cedem espaço em suas liberdades individuais. Isso ficou muito claro após o 11 de Setembro. O que garante que os governos (especialmente o norte-americano) não usarão indiscriminadamente contra os cidadãos essas tecnologias de localização de pessoas? Cada vez mais, nesta sociedade apavorada e rastreada, o anonimato se torna coisa do passado.[MB]