segunda-feira, janeiro 13, 2014

Doze regras para utilização do Facebook

Minha filha mais velha adquiriu maturidade suficiente para ter uma conta no Facebook e me pediu para criar uma para ela, o que farei em breve. No entanto, para que ela possa debutar nessa rede social, escrevi algumas regras básicas de utilização e disse que ela só poderia entrar nesse universo desde que concordasse com elas e assinasse o “contrato”. Creio que essas regras que criei poderão ser úteis para outras famílias, por isso, postei-as aqui [MB]:

1. Minha senha será conhecida dos meus pais e tenho consciência de que eles podem e devem saber o que faço na internet por meio do histórico de navegação ou da simples visita ao meu perfil.

2. Respeitarei o tempo de uso determinado por meus pais.

3. Somente aceitarei como amigos pessoas que eu conheço pessoalmente e com autorização dos meus pais.

4. Somente curtirei e/ou compartilharei conteúdos positivos e puros que estejam de acordo com a ética e os princípios cristãos.

5. Não farei no mundo virtual o que não faria no mundo real e o que não pudesse ser aprovado por meus pais. Tenho consciência de que sou testemunha de Jesus em todos os ambientes.

6. Meus álbuns de fotos serão fechados e visíveis apenas para meus amigos (por isso, também, devo aceitar esses amigos com critérios e cuidado).

7. Não postarei fotos que deponham contra meus princípios cristãos. Elas também devem “comunicar” o que penso, creio e vivo.

8. Jamais clicarei em algum link ou farei download de algum arquivo sem a autorização expressa de meus pais.

9. Jamais iniciarei conversação com pessoas que não conheço ou que não façam parte da minha lista de amigos.

10. Deixarei de manter amizade com qualquer pessoa que postar conteúdo ofensivo ou que vá contra meus princípios. Piadas de baixo nível, imagens indecentes e coisas afins motivarão a exclusão imediata da pessoa que postou.

11. Não clicarei em anúncios publicitários duvidosos nem ficarei “bisbilhotando” páginas de pessoas estranhas.

12. Terei sempre consciência de que meu tempo é precioso e de que as redes sociais não substituem os relacionamentos reais.

Assinado: ...............................