terça-feira, janeiro 07, 2014

Grupo quer instalar estátua de Satã em Oklahoma

Querem reescrever a história do mal
Um grupo satânico revelou na segunda-feira o desenho para uma estátua de Satã que eles desejam instalar em frente ao Capitólio estadual de Oklahoma, ao lado de um monumento dos Dez Mandamentos - construído em 2012 -, informa a agência AP. Um templo satânico baseado em Nova York submeteu formalmente o projeto para instalar a estátua, incluindo o desenho que traz Satã na forma de Baphomet, uma figura de 2,1 metros de altura com a cabeça de cabra, chifres, asas e uma longa barba, que frequentemente é usada como o símbolo do oculto. O desenho para o monumento também traz trono adornado com um pentagrama e crianças sorridentes ao lado. “O monumento foi desenhado para refletir as visões dos satanistas de Oklahoma City e outras cidades”, disse Lucien Greaves, porta-voz do templo, em um comunicado. “A estátua também tem um propósito funcional como uma cadeira, onde pessoas de todas as idades poderão sentar no colo de Satã para inspiração e contemplação.” 

O templo satânico alega que a decisão dos parlamentares locais de permitir a instalação de uma estátua dos Dez Mandamentos, em 2012, abriu as portas para o projeto deles. Outros líderes religiosos e organizações diversas também entraram com pedidos para que seus projetos semelhantes fossem aceitos. 

O plano do templo satânico, no entanto, não caiu bem entre os congressistas conservadores locais. “Eu acho que nós devemos ser tolerantes com as pessoas que pensam diferente de nós, mas aqui é Oklahoma e isso não vai pegar”, disse o republicano Don Armes. Oklahoma está localizado no chamado “Cinturão Bíblico” dos Estados Unidos, onde há forte influência das religiões protestantes. Apesar disso, o grupo satânico mantém a posição de que seguirá adiante com o plano e diz já ter angariado os US$ 20 mil necessários para construir a estátua. 

Em seu site, a organização diz que “busca separar religião de superstição ao reconhecer a fé religiosa como um enquadramento metafórico com o qual construímos um contexto narrativo para nossos objetivos e trabalhos. Satã é o ícone derradeiro para a revolta altruísta contra a tirania, para a liberdade e investigação racional, e para a busca responsável pela felicidade”, diz o site. 


Nota: Satanás sempre foi associado à maldade e à perversão. Os satanistas querem reescrever a história e levar até criancinhas a reverenciar o príncipe das trevas que ambicionou a posição e o poder (mas não o amor) do Criador. O inimigo odeia a lei de Deus e não quis se submeter a ela. Não devemos nos espantar com o fato de seus seguidores quererem colocar uma estátua dele ao lado de um monumentos aos Dez Mandamentos. A batalha continua e a adoração e a lei de Deus estão no centro da controvérsia. [MB]