quarta-feira, janeiro 29, 2014

O Grand Canyon não é tão antigo quanto se pensava

Um erro de até "65 milhões de anos"
O Grand Canyon é mais jovem do que se pensava: ele só tem entre 5 e 6 milhões de anos [ainda segundo a cronologia evolucionista], de acordo com um estudo publicado esta semana na revista Nature Geoscience. Estimativas anteriores chegaram a estabelecer que o cânion, que fica no sudoeste dos Estados Unidos, havia se formado há 70 milhões de anos. Segundo o pesquisador Karl Karlstrom, da Universidade do Novo México, o estudo demonstra que existem alguns segmentos de rocha mais antigos ao longo do Grand Canyon, mas que a formação como a conhecemos hoje é recente. “O que é diferente aqui, eu acho, é que nós finalmente temos uma descrição do Grand Canyon que faz jus a todos os dados coletados”, disse Karlston à BBC.

O cânion tem um comprimento de 450 quilômetros e uma profundidade de 1.800 metros. Cerca de cinco milhões de turistas visitam o local a cada ano. Toda essa vastidão é um dos desafios para pesquisadores que estudam o local, já que é preciso coletar material de vários pontos da formação.

Nesse estudo, os cientistas usaram o método de termocronologia para obter a datação. A técnica permite descobrir a época em que as rochas foram trazidas à superfície da terra devido à remoção das camadas de rocha mais superficiais pela erosão.

A medida foi feita em quatro segmentos ao longo do cânion. Apesar de os pesquisadores terem encontrado alguns segmentos mais antigos, a conclusão é de que o Grand Canyon tornou-se o gigante que conhecemos hoje quando todos os segmentos menores de cânion se uniram devido à erosão do Rio Colorado, o que ocorreu em um período mais recente.


Nota: Só erraram por 65 milhões de anos! Eles ainda chegam lá! Mas ainda continuam crendo que o rio Colorado seria o responsável por toda aquela erosão. E se novas técnicas e equipamentos de medição no futuro reduzirem ainda mais a idade da formação? Terão que finalmente admitir que somente uma tremenda catástrofe teria sido capaz de tamanha remoção de material. [MB]