quinta-feira, janeiro 23, 2014

Suécia recusa Jogos de 2022 para não usar dinheiro público

País sério é outra coisa
Em votação entre os partidos políticos na semana passada, com apoio até do prefeito da cidade, os suecos optaram por não se candidatar à disputa para receber o evento. Os argumentos? A cidade tem prioridades mais importantes, a conta para organizar os jogos seria alta demais e um eventual prejuízo teria de ser coberto com dinheiro público. Para os partidos, aceitar os jogos seria “especular com o dinheiro do contribuinte”. O primeiro-ministro Fredrik Reinfeldt também se mostrou contra. “Não posso recomendar à Assembleia Municipal que dê prioridade à realização de um evento olímpico. Temos outras necessidades, como a construção de mais moradias”, disse o prefeito Sten Nordin, em declarações publicadas pelo jornal Dagens Nyheter e reproduzidas pela BBC. No jornal Dagens Nyheter, o secretário municipal de Meio Ambiente de Estocolmo, Per Ankersjö, escreveu um artigo defendendo a decisão.

“Os cidadãos que pagam impostos exigem de seus políticos mais do que previsões otimistas e boas intuições [sobre o orçamento]. Não é possível conciliar um projeto de sediar os Jogos Olímpicos com as prioridades de Estocolmo em termos de habitação, desenvolvimento e providência social”, disse.

A cidade tinha apresentado seu plano em novembro de 2013. Em fevereiro, a cidade russa de Sochi receberá os jogos desse ano. Os de 2018 serão em Pyeongchang, na Coreia do Sul.


Nota: Tem horas que dá uma “inveja” de países sérios... Aliás, no Brasil, este é um ano ideal para políticos corruptos e que só pensam nas eleições seguintes e na sua permanência no poder (leia-se: sugando as tetas do Estado). Depois do Carnaval vem a Copa do Mundo, e se a nossa seleção for a campeã, aí, sim, o êxtase será total. Como o pão já está garantido (mesmo com os bilhões desviados nas obras), o circo levará o povo ao delírio. Massa fácil de ser conduzida... [MB]