quinta-feira, janeiro 09, 2014

Um terço dos americanos não acredita na evolução

Teoria ainda sob suspeição
Um terço da população americana rejeita a Teoria da Evolução da espécie humana e os simpatizantes do Partido Republicano acreditam menos nela do que há quatro anos, conforme um estudo publicado nesta terça-feira pelo centro de pesquisa Pew. Na pesquisa, 33% dos americanos consultados afirmaram que “os seres humanos e outros seres vivos existem em sua forma atual desde o início dos tempos”. Já 60% estão de acordo com a ideia de que houve a evolução das espécies. A proporção dos que aceitam e rejeitam a teoria é praticamente igual à registrada em 2009, quando o centro Pew fez o estudo pela última vez. Porém, o número de simpatizantes do Partido Republicano que não acredita na evolução aumentou desde a última pesquisa. Passou de 39% para 48%. Entre os Democratas, 67% acreditam na evolução, 3% a mais que em 2009, enquanto 27% resistem à teoria.

Entre os que aceitam a tese científica [sic], 24% acreditam que Deus teve papel importante: essa porcentagem afirmou concordar com a ideia de que “um ser supremo guiou a evolução dos seres vivos com o objetivo de criar humanos e outro tipo de vida na forma como existe hoje”.

O nível de aceitação também varia conforme os grupos religiosos, sendo que os protestantes evangélicos brancos são os que mais rejeitam a ideia da evolução: 64% não acreditam nela. Também rejeitam a teoria 50% dos protestantes negros, 31% dos católicos hispânicos e 26% dos católicos brancos.

O estudo foi realizado a partir de entrevistas telefônicas em inglês e espanhol entre 21 de março e 8 de abril de 2013, com 1.983 adultos em todo o país.

(Info)

Nota: Ou a propaganda evolucionista está sendo ineficiente, ou os fatos parecem mesmo não corroborar a teoria da evolução, caso contrário, o número de pessoas que concorda com ela estaria aumentando. Isso que a divulgação de conteúdos evolucionistas e o marketing em torno do modelo são incessantes... Os evolucionistas teístas tentam conciliar os modelos criacionista e evolucionista, mas o que conseguem fazer é unir péssima ciência com péssima teologia, originando um terceiro modelo aberrante. É apenas uma tentativa de evitar a discussão sobre as origens. Para os evolucionistas (ateus ou não), essa conciliação é bastante favorável, e os cristãos que a advogam mal percebem que acabam sendo “bobos úteis” do naturalismo. [MB]