domingo, maio 25, 2014

Futebol adquire status de religião no Brasil

Mais desrespeito no país do deboche
Diz a sabedoria [sic] popular que há três coisas que não devem ser discutidas, para se manter a paz em qualquer ambiente: política, religião e futebol. Infelizmente, os três assuntos parecem estar intimamente ligados uns aos outros, especialmente aqui o Brasil, onde para muitas pessoas o futebol é uma religião. Mais ou menos como mostra o comercial criado pela Grey para a Cerveja Foca. No Brasil, a Lei de Liberdade Religiosa permite que qualquer fiel saia em horário de trabalho para “professar seus credos”, desde que a religião seja reconhecida pelo governo brasileiro. Foi aí que, com a ajuda de um advogado, a Cerveja Foca resolveu oficializar em um cartório o futebol como a religião com mais seguidores no país – e a bebida quer se tornar sua água benta. Para facilitar a vida dos torcedores, digo, fiéis, a marca criou um site em que os usuários informam qual o jogo que querem assistir e quando. Na data, um e-mail é enviado à empresa, informando que a lei obriga o funcionário a ser dispensado. [...]


Nota: Que o futebol arregimenta legiões de fanáticos em nosso país, isso não é novidade. Mas o que essa cerveja e esse advogado fizeram é um absurdo total e uma tremenda falta de respeito para com aqueles que lutam para ter seus direitos religiosos preservados. É o tipo de reconhecimento (o do cartório) que só dá certo num país que debocha de tudo e não leva nada a sério. Em muitos países, liberdade religiosa (e de expressão, também) é conquistada a preço de sangue, mas no Brasil o assunto vira piada e estratégia de marketing. A campanha ironiza também um símbolo católico – a água benta –, comparando-o à cerveja. Como a maioria da população brasileira é católica, isso significa que a maioria dos aficionados por futebol e consumidores de cerveja pertence a essa denominação religiosa. Eles deveriam boicotar essa marca. Irreverência, desrespeito, deboche, comparações absurdas – é isso ou se apela para o lugar comum da mulher objeto. A cerveja Foca ficou com a primeira opção de desrespeito, e tenho a impressão de que, como sempre acontece, o povo ainda vai achar graça da piada de mau gosto. [MB]