quarta-feira, maio 07, 2014

Mensagem subliminar em “Geração Brasil”?

Favorecimento de um partido?
Não se trata de palpite nem de coisa do PT. Estudo esse assunto há 40 anos. Com base na literatura técnica e em pesquisas de audiência e resposta, posso assegurar que esse logotipo da novela da Globo pode, sim, atuar como mensagem subliminar. Basta para isso que os responsáveis pela campanha do partido cujo número na urna é “45” utilizem tipologia e fundo de imagem similares - hipótese que eu certamente consideraria, se estivesse no lugar deles. Como está implícito no conceito de subliminar, o reconhecimento não é evidente e a percepção fica abaixo do nível da consciência. A exibição diária da forma cria, ou pode criar uma relação de familiaridade paralela à percepção do sentido das palavras. A intensidade da resposta vai depender da audiência da novela e da empatia que motive no público. Tudo que não posso assegurar é que isso seja voluntário; pode simplesmente ser um acaso (Nilson Lage, jornalista e professor universitário aposentado).

A novela “Geração Brasil” estreou na última segunda-feira (5) na Globo e já tem dado o que falar nas redes sociais. É que alguns simpatizantes do PT (Partido dos Trabalhadores) afirmam que o título da novela, escrito com letras e números (G3R4Ç4O BR4S1L) esconde uma mensagem subliminar, que apoia o PSB (Partido Socialista Brasileiro) com o número 40, e o PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira), com o número 45. O internauta Stanley Burburinho escreveu no Twitter: “Repare que o ‘BR4S’ remete ao número do PSDB de Aécio [Neves] e o ‘4O’, ao 40 do PSB de [Eduardo] Campos”, conclui. Outro internauta respondeu: “Não é mensagem subliminar, é mensagem direta mesmo.”

“A Globo deu um jeito de ajudar o candidato do PSDB. Incluiu um 45 estilizado no nome da nova novela das sete. Pra quem ele vai governar?”, disse na internet o deputado estadual Carlos Bordalo (PT-PA).

Em resposta às críticas, o ator José de Abreu, que é petista declarado, defendeu a produção. “Loucura! Trabalho lá há 32 anos, nada a ver”, postou na rede social. (Bonde)