sexta-feira, junho 12, 2015

Alegria de torcedor de futebol dura pouco

Dependentes da dopamina
Por mais apaixonados que sejam os torcedores de futebol, o bem-estar gerado pela vitória do time do coração é bem menor do que se poderia imaginar. Psicólogos da Universidade de Konstanz (Alemanha) concluíram que as vitórias nos jogos de futebol elevam a sensação imediata de bem-estar dos torcedores, mas não conseguem sustentá-la a longo prazo. O aumento da sensação de bem-estar gerado pela vitória dura apenas entre 100 e 150 minutos após o jogo, retornando aos níveis apresentados nos dias em que não há jogos do time preferido. E é bom destacar que a equipe não acompanhou as emoções geradas por qualquer sequência de partidas de futebol, mas o bem-estar gerado nos torcedores alemães pela seleção da Alemanha durante a Copa do Mundo de futebol realizada no Brasil no ano passado.

Stefan Stieger e sua equipe usaram um aplicativo de celular para monitorar continuamente um grupo de voluntários durante a Copa - metade torcedores e metade pessoas que não se interessavam por futebol e não assistiam às partidas da Alemanha. Os torcedores apresentaram um maior nível de bem-estar nos dias dos jogos do que os não-torcedores. Esse nível foi ainda maior após as vitórias, sendo particularmente mais elevado quando a Alemanha ganhava por uma margem de gols maior. Mas o ganho de bem-estar decaia rapidamente apenas algumas horas depois dos jogos, voltando a um nível comparável ao dos não-torcedores.

Se o resultado puder ser invertido, parece ser uma boa notícia que a tristeza gerada nos torcedores dos times que perderam para a Alemanha - se é que alguém se lembra de algum - pode também ter durado pouco.


Nota: Acredito que esse resultado seria o mesmo, caso se pesquisassem pessoas que praticam sexo casual (sem envolvimento afetivo), mantêm um estilo de vida intemperante, com consumo de álcool e outras drogas, são boêmias, etc. O prazer e a alegria dessas pessoas estão baseados (isso também...) em resposta dopamínica, apenas. Não têm que ver com bem-estar verdadeiro e permanente, que só se obtém com uma vida saudável e relacionamentos estáveis e satisfatórios. Quer ver o que é realmente alegria?

“Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: Alegrem-se!” (Filipenses 4:4). Em Deus temos a verdadeira alegria.

“Tenho dito estas palavras para que a Minha alegria esteja em vocês e a alegria de vocês seja completa” (João 15:11). Nossa alegria é completa quando vivemos de acordo com a Palavra de Deus.

“O Senhor é a minha força e o meu escudo; nEle o meu coração confia, e dEle recebo ajuda. Meu coração exulta de alegria, e com o meu cântico Lhe darei graças” (Salmo 28:7). O coração se enche de alegria e paz quando sabemos que podemos confiar num Deus todo-poderoso e todo-amoroso.

“Devolve-me a alegria da Tua salvação e sustenta-me com um espírito pronto a obedecer” (Salmo 51:12). Somente os salvos por Cristo e que obedecem à vontade dEle conseguem entender o significado dessas palavras.

Gálatas 5:22 afirma que a alegria é um fruto do Espírito, não apenas uma reação neuroquímica. Quando vivemos de acordo com a vontade de Deus, desfrutando os prazeres que Ele aprova, a sensação de bem-estar e felicidade é permanente, pois envolve, sim, a resposta dopamínica, mas não se limita a ela. Às vezes, parece loucura, mas cristãos genuínos conseguem até mesmo se alegrar na esperança, mesmo quando sofrem. [MB]