quarta-feira, junho 03, 2015

Ferramentas antes do homem? Quem fez?

Descoberta intrigante
Uma descoberta feita no Quênia está deixando cientistas e paleontólogos de todo o mundo extremamente inquietos. Trata-se de um conjunto de ferramentas encontradas em um sítio arqueológico datado do período Plioceno, ou seja, há mais de 3,3 milhões de anos [segundo a cronologia evolucionista]. O dado é que esse tempo é anterior ao surgimento [sic] dos primeiros homens. O primeiro homem conhecido é o Homo habilis, que surgiu milhares de anos depois do período Plioceno. Por conta disso, cientistas e especialistas acreditam que a nova descoberta poderá fazer com que toda a história da humanidade – e talvez do planeta – seja reescrita. Isso porque, além da data em questão, as ferramentas são consideradas bastante sofisticadas: há martelos, bigornas e seixos esculpidos.

Em artigo publicado na Nature, revista especializada no ramo, os responsáveis pela descoberta deram o nome de Lomekwian a essa produção proto-humana. Ela é 700 mil anos mais velha que a produção olduvaiense, até então a mais antiga já descoberta. Mais do que a antiguidade, os pesquisadores agora se preocupam com a única pergunta sem resposta: Se essas ferramentas são anteriores ao homem, quem as teria produzido e utilizado?


Nota: Resta saber o que será reavaliado primeiro: a teoria sobre a origem do ser humano ou os métodos de datação... De qualquer forma, é um achado que deixa claro que a terra ainda pode revelar muita coisa surpreendente à medida que é escavada. [MB]