quinta-feira, junho 11, 2015

Novela da Globo poderá falar da volta de Jesus

Benedito Ruy Barbosa
A TV Globo estaria estudando a possibilidade de produzir uma novela falando sobre a volta de Cristo, e o autor escolhido para tocar o projeto é Benedito Ruy Barbosa, novelista tido pelos especialistas como um dos mais bem-sucedidos na carreira. A novela, que se for produzida deverá ser chamada E Se Ele Voltar? já teria, inclusive, os primeiros capítulos escritos, de acordo com informações do jornalista Flávio Ricco, do portal UOL. “E Se Ele Voltar? é o título provisório, com toda chance de virar definitivo, do novo trabalho do Benedito Ruy Barbosa para a TV Globo. A sinopse foi entregue e já existem seis capítulos escritos”, escreveu Ricco. De acordo com o jornalista, a proposta é falar sobre como vivem as pessoas que acreditam na promessa feita por Jesus Cristo antes de sua ascensão aos céus, de que Ele voltaria para arrebatar Sua Igreja. “A novela pretende se desenvolver em um mundo de pessoas, cerca de 40 personagens, que vivem a expectativa ou a possibilidade de Jesus Cristo voltar. Luiz Fernando Carvalho, por indicação do autor, foi escolhido para dirigir. O último trabalho dos dois em conjunto foi Meu Pedacinho de Chão”, afirmou.

A escolha do tema, complexo, pode ser uma resposta da Globo ao sucesso que a Record vem alcançando com suas produções bíblicas, embora, pelo que foi noticiado, a emissora da família Marinho pretenda manter seu modelo de novela, ao contrário do que o canal do bispo Edir Macedo vem fazendo, que é reproduzir, com liberdade artística, o relato bíblico.

Há nos Estados Unidos uma série de TV sobre o mundo pós-arrebatamento que causou bastante repercussão. The Leftovers fala de um mundo em que as pessoas tentam conviver com a perda de seus entes queridos, que foram arrebatados, mas tentam negar que o evento tenha relação com as profecias do Apocalipse.


Nota: Não bastassem os filmes (confira), agora séries e novelas enveredam pelos caminhos da profecia bíblica. Pior: distorcem o que a Bíblia ensina. Certamente, a Globo, com essa iniciativa, tentará agradar a um público religioso que, diga-se de passagem, ficou ofendidinho com a última novela global Babilônia (aliás, se não assistissem, não teriam do que reclamar...). O problema é que a maioria desses cristãos crê na teoria antibíblica do arrebatamento secreto. Duvido que essa nova novela, se for ao ar, tratará do tema da volta de Jesus da maneira correta (confira). E vai ter muito crente encontrando mais uma desculpa para assistir ao folhetim que, certamente, terá também seus triângulos amorosos, seus personagens libertinos e muitos outros conteúdos nada cristãos. Por outro lado, os adventistas podem aproveitar o interesse que será despertado pelo tema e pregar a respeito do que a Bíblia realmente ensina sobre a volta de Jesus, deixando claro que não se trata de e se Ele voltar, mas que Ele prometeu voltar! [MB]