Pode haver comunhão luz/trevas? |
[As
informações a seguir são de um site especializado em Rock e Heavy Metal.] Você
sabia que alguns discos de Rock Pesado têm mensagens e desenhos ocultos em suas
capas? Do levantamento feito pelo site Rock Dissidente, a totalidade dessas
mensagens aborda um ou dois dos seguintes temas: sexo e ocultismo. Nessa
segunda seara, mais especificamente, referências ao tinhoso. Ambos são assuntos tabus em nossa sociedade e não só; em
certa medida são proibidos, ocultos e famigerados. O satã é aquele que a
religião e a cultura hegemônica ensinam a temer, mas que se sabe pode trazer
grandes poderes a um alto custo; ele representa o obscuro que atrai. O sexo é o
máximo do prazer que a carne pode obter, mas você não pode falar dele abertamente;
ele é regulado pelo parentesco e você será ridicularizado se outros que não
transam com você descobrirem o que lhe dá prazer. Tanto esse quanto aquele
representa a tentação para o que é errado, mas que pode levar a júbilos de
regozijo.
Conheça
então as bandas que foram seduzidas pelo que é lúgubre e tenebroso e
adicionaram obscuras mensagens às capas de seus discos. A lista é organizada
por ordem cronológica (e alfabética, no caso de coincidências).
1. THE VELVET UNDERGROUND (1968)
“White Light/White Heat”
“White Light/White Heat”
Andy
Warhol é considerado um gênio das imagens, sendo o maior protagonista do
movimento Pop Art. Sua obra como pintor, empresário e cineasta é amplamente
conhecida; assim como as relações que ele manteve com algumas bandas de Rock,
entre elas o The Velvet Underground. Warhol ajudava a trupe de Lou Reed com
dinheiro e ideias. No segundo disco de estúdio do conjunto, ele teve a ideia de
ocultar na capa a sinistra e tenebrosa tatuagem do ator Joe Spencer, que
protagonizou o filme Biker Boy, de Warhol, em 1967. A imagem desse demônio que,
supostamente, inaugurou as “mensagens subliminares” em álbuns de Rock só pode
ser vista contra uma luz branca (brincadeira com o “White Light” no título).
Posteriormente, o LP foi lançado com outras capas, que excluíam a aparição demoníaca.
Coincidentemente, após a gravação e o lançamento, Warhol se afastou da banda e
sua amiga Nico - que entrou por pressão do mecenas - foi expulsa.
2. GRATEFUL DEAD (1969)
“Aomomoxoa”
“Aomomoxoa”
O
terceiro disco da hippie
estadunidense Grateful Dead é considerado por muitos fãs o último da era
experimental do grupo. Originalmente intitulado “Hurricane Country”, a obra de
capa do disco é tão ou mais famosa que a música que abriga. Repare que o
capacete do motociclista representa a cabeça de um pênis e que os ovos que ele
segura na mão representam um saco escrotal. Note que uma gosma branca sobe da
cabeça fálica, entrando em contato com um sol que representa um óvulo com
muitos espermatozoides em volta. Não só. Ao lado, vemos um ovário com um bebe
dentro, e ainda há representações de mulheres nas árvores. Toda essa
demonstração do ato reprodutivo iniciou as referências ao sexo nas capas de
discos de Rock.
3. MOM’S APPLE PIE (1972)
“Mom’s Apple Pie”
“Mom’s Apple Pie”
Uma
banda de Hard Rock com dez integrantes por si só já chamaria a atenção.
Correto? Pois o grupo do vocalista Bob Fiorino ficou mais conhecida pela capa
de seu debut, desenhada pelo artista
Nick Caruso. Além de a “mamãe” que segura a torta estar com uma expressão
lasciva, repare no detalhe da fatia da torta que foi cortada. Uma genitália
feminina com um creme branco saindo, lembrando uma ejaculação recente. Após o
lançamento, outras duas capas foram feitas, substituindo a vulva por uma parede
de tijolos e, depois, com policiais olhando nas janelas. Por causa disso, o
disco com a arte original é o mais querido entre os colecionadores.
4. URIAH HEEP (1972)
“Demons and Wizards”
“Demons and Wizards”
Quarto
disco de estúdio da banda britânica cujo nome foi inspirado em uma personagem
de Charles Dickens, “Demons and Wizards” foi um marco na vitoriosa carreira do
Uriah Heep. Novamente, contando com a arte fantástica de Roger Dean, o álbum
que imortalizou hinos de Hard Rock como “The Wizard” e “Easy Livin” possui uma
cachoeira cuja água sai de uma abertura em formato de genitália feminina para
uma pedra que estranhamente se parece demais com a cabeça de um pênis. Há quem
afirme que todas as pontas de pedras na capa do petrado tenham essa inspiração
peniana. Diferentemente de algumas das capas citadas aqui, essa nunca sofreu alteração
posterior.
5. EMERSON, LAKE AND PALMER (1973)
“Brain Salad Surgery”
“Brain Salad Surgery”
O
quarto álbum de estúdio da instituição do Rock Progressivo inglês, que na
verdade é um supergrupo, contou com a impressionante arte do artista
surrealista suíço H. R. Giger (mais conhecido pelo seu trabalho no filme “Alien
- o oitavo passageiro”, de 1979). A capa que mostra uma mulher biomecânica,
presa numa máquina monocromática de lobotomia, ficou famosa por ser gatefold (dupla), e quando aberta mostra
a mulher alienígena com muitas cicatrizes após a cirurgia. Entretanto, há uma
peculiar sombra branca logo acima do logo do grupo (também criado
por Giger). Há uma genitália masculina sugerida em sombras brancas.
6. BLUE ÖYSTER CULT
(1979)
“Mirrors”
“Mirrors”
O
quinteto nova-iorquino Blue Öyster Cult é conhecido por suas letras de ficção
científica, muito cheias de temas do ocultismo, e há quem a acuse de ligação
com o satanismo na canção 7 “Screaming Diz-Busters”, do seu segundo disco, “Tyranny
and Mutation”, de 1973. Em 1979, o grupo vinha de uma ascensão de sucessos com
a trinca “Agents of Fortune”, “Spectres” e “Some Enchanted Evening”, que foi
abruptamente cortada com o disco Mirrors. O álbum agrada os fãs do conjunto,
mas falha em ser mais acessível ao público em geral, faltando “aquele hit”, como “Godzilla” ou “Don’t Fear the
Reaper”, mas tudo bem, o B.Ö.C. ainda tinha umas cartas na manga e o sucesso
voltaria em breve. A menção do disco nessa lista é por este estranho
espermatozoide “dançando” entre as nuvens, logo ao lado do retrovisor. Facilmente
identificado na versão em vinil, quando lançado em CD, o disco recebeu linhas
amarelas de moldura, tornando menor a ejaculação nos ares.
7. WHITESNAKE (1979)
“Trouble”
“Trouble”
Após
o termino do Deep Purple, o vocalista David Coverdale logo tratou de começar
sua carreira solo, primeiramente com um disco chamado “White Snake”, que logo
se tornou o nome da banda com que firmaria seu nome como um dos grandes
cantores do Hard Blues Rock. Os três primeiros discos do novo grupo possuíam a
temível cobra branca estampando a capa. Porém, no álbum “Trouble”, o segundo, a
língua bifurcada da cobra forma uma genitália feminina.
Em
ambos os discos, o órgão sexual feminino faz alusão à passagem bíblica de
expulsão de Adão e Eva do Paraíso por comer o fruto proibido. No disco “Trouble”,
a serpente está se originando de um fruto. Já no caso de “Come an’Get it”, a
cobra branca está dentro de uma maçã de vidro (maçã é a fruta que o citado
casal não poderia comer [errado]), e na contracapa essa fruta está estilhaçada.
Teria sido mordida/comida?
Após
o clássico “Read ‘n’ Willing” e o ao vivo “Live in the Heart of the City”, a
trupe de Coverdale resolveu estampar seu sétimo registro novamente com a cobra
branca... e novamente incluiu uma vulva se formando na tramela do animal, e
dessa vez ainda de maneira mais acentuada! Depois disso, a cobra só voltou a
aparecer num disco de trabalho da discografia no disco “Slide it in”, mas dessa
vez sem conotações sexuais “subliminares”.
8. BLACK SABBATH (1981)
“Mob Rules”
“Mob Rules”
Obviamente,
não seria fácil para qualquer banda no mundo perder um frontman com o carisma e os contatos de Ozzy Osbourne. Todavia, o
grupo de Tony Iommi fez história ao recrutar o ex-Rainbow Ronnie James Dio como
cantor. Compositor, letrista, exímio no domínio da voz e cheio de ideias, o Black
Sabbath voltou a crescer com “Heaven and Hell”, conquistando o emergente
movimento Heavy Metal. O disco seguinte seria a prova de fogo do novo velho
grupo, e o “Mob Rules” arrasou consolidando ainda mais o quarteto de Hard Rock
pesado e obscuro. Ainda assim, especula-se que o grupo sentisse saudade de seu
antigo cantor. Ou por que sugerir o nome dele nas manchas de sangue no chão? O
que, entretanto, garantiu a entrada dos ingleses em nossa lista foi o demônio
escondido no pano imundo de sujeira e sangue no centro da capa do LP.
Em
sua autobiografia, o guitarrista classificou como baboseira qualquer indício de
mensagem subliminar na capa do disco, que é uma adaptação da pintura “Dream One
– Crucifiers”, datada de 1971, do artista Greg Hildebrant, famoso por seus
trabalhos nas cearas da ficção científica e da fantasia (“Senhor dos Anéis”).
Analisando o desenho original, realmente já parece que está escrito Ozzy no
chão. Como então explicar o demônio? Essa não é a única relação de Dio com o
oculto.
9. DIO (1983)
“Holy Diver”
“Holy Diver”
Sair
de uma das principais bandas de Rock Pesado, talvez a maior no momento, seria
um baque para acabar com a carreira de qualquer artista. Teria então o ex-baixista
e vocalista do Elf feito um pacto com o tinhoso
para se manter como uma das maiores vozes de toda a história do Rock? O fato é
que se você inverter o logo de todos
os discos que o baixinho lançou solo, exceto o “Dream Evil”, de 1987, poderá
ver facilmente duas palavras de carga inegavelmente negativa. Acompanhe na
imagem abaixo. Não é difícil ler “devil”, ou “diabo”, grafado “subliminarmente”
no logo. Há quem afirme, todavia, que a palavra do logo invertido é “die”, ou “morte”,
algo tão danoso e maléfico. Como isso foi notado ainda nos anos oitenta, o
músico já se explicou várias vezes sobre o caso, sempre o classificando como “mera
coincidência”.
Intencional
ou não, para efeitos de classificação, a banda Dis é o conjunto com mais “mensagens
subliminares” na história, pois foram 20 discos, entre trabalhos de estúdio, coletâneas
e ao vivos, a utilizarem o logo duvidoso.
10. WARRANT (1989)
“Dirty, Rotten, Filthy, Stinking, Rich”
“Dirty, Rotten, Filthy, Stinking, Rich”
Não
confundir com a banda alemã de Heavy/Speed Metal. Estamos aqui tratando do
famoso Warrant, do saudoso Jani Lane, que antes do clássico “Cherry Pie”
estreou muito bem com disco D.R.F.S.R. A capa desse bem-sucedido álbum
satirizava um empresário do Mercado Musical de Hollywood, interessado em sugar
o lucro da vitalidade dos músicos que tivessem o desprazer de assinar contrato
com ele. O que pouca gente percebeu até então é que a capa que embala os
sucessos “Heaven”, “Down Boys” e outros possui três imagens “escondidas”. A
primeira delas, e mais descarada, é uma genitália masculina na bochecha direita
da figura. As outras duas são encontradas mais facilmente virando o LP ao
contrário. Logo abaixo do olho direito, vê-se claramente a representação de um
pássaro. De acordo com o Tarô de Marselha, essas aves são especiais, pois atuam
como mensageiras entre este e outros planos, muitas vezes coexistindo em ambos.
Já foi afirmado que se trataria de um corvo, e não de um pássaro qualquer, que
é uma ave habitualmente associada a morte, azar e solidão.
Encerrando
as mensagens, dentro da orelha, logo abaixo do brinco está representada uma
mulher nua.
11. MOTÖRHEAD (1995)
“Sacrifice”
“Sacrifice”
Desde
que foi expulso do Hawkwind por conta de problemas com drogas, Lemmy Kilmister
tomou o nome de uma música que ele escreveu para sua antiga banda como nome do
grupo que o levaria à grande fama. Com fama de durão e duro na queda, o
vocalista/baixista carrega também a reputação de já ter tido relação sexual com
mais de mil mulheres. Talvez ele estivesse tão fissurado em sexo em meados dos
anos 90 que resolveu alterar o clássico mascote da banda, o Snnagletooth,
adicionando uma língua nele. Essa, todavia, foi desenhada no formato fálico de
um pênis, com uma vagina atrás dele.
Encerramos
aqui nossa viagem pelo mundo escondido das capas dos discos de Rock/Metal. É
possível que alguns leitores discordem de nossos apontamentos. Não há algo de
maléfico ou contraproducente nisso, pois no mundo do Rock Pesado consensos são
tão difíceis de identificar quanto mensagens intencionalmente ocultas.
(Wiplash)
Leia também: “O
poder da música” (clique aqui) e veja o que o ex-Raimundos Rodolfo Abrantes fala sobre música e, em seguida, cantoras que fizeram pacto com o diabo: