segunda-feira, agosto 01, 2016

Sete dicas para acabar com o vício em smartphones

Usar com critérios
Os smartphones são realmente incríveis. Mas quando sua avó te pede para guardar o celular na mesa de jantar, talvez você deva ouvi-la. O vício em smartphone é algo real! Checamos obsessivamente nossos smartphones quando estamos falando, trabalhando, andando e dirigindo, mesmo quando sabemos que não devemos fazer isso. Apenas não conseguimos evitar! Mas você sabe o que dizem por aí: reconhecer que você tem um problema é o primeiro passo para resolvê-lo. Por isso, parabéns por ler a matéria aqui. Abaixo selecionamos oito dicas que você pode usas para ajudá-lo a acabar com seu vício em smartphones, resgatar seu lugar no mundo real e até sair por aí sem um celular grudado na mão (obrigado, Pokémon Go!).

1. Não use o smartphone na cama. Estudos mostram que usar o smartphone na cama não é uma boa ideia, pra começar porque a luz azul da tela mexe com seus hormônios do sono. Então, o primeiro passo é tornar sua cama um lugar livre de smartphones. De verdade, pela sua saúde.

2. Arranje um despertador de verdade. É tentador pegar o smartphone logo no começo do dia, especialmente se é ele que te faz acordar. Acabe com essa tentação e diminua o risco de acidentes caros com smartphones ao gastar um pouco em um despertador de verdade.

3. Refeições sem smartphone. Desafie a si mesmo para manter conversas com amigos e familiares sem o auxílio do smartphone por uma hora ou mais. Sem trapacear! Se alguém mencionar uma imagem engraçada do Reddit, faça com que a pessoa a descreva com gestos/palavras e/ou papel e caneta.

4. Desabilite as notificações. Sem notificações = sem razão para ficar checando o seu smartphone. Na teoria, pelo menos.

5. Apague aplicativos desnecessários. A maioria dos aplicativos do seu smartphone está lá apenas para ocupar espaço. Além disso, imagine como você seria mais produtivo se não ficasse checando Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn, seis contas de e-mail e o Reddit o tempo todo.

6. Dê atenção para a pessoa que está falando com você. Faça um esforço consciente para manter o smartphone fora das suas mãos durante as conversas na vida real. Foque na pessoa que está com você. De verdade.

7. Tenha um dia livre do smartphone na semana. Uma vez por semana (talvez no final de semana [melhor ainda: no sábado]), faça uma loucura e deixe o smartphone em casa. Por um dia inteiro - ou talvez metade de um dia, se estiver começando. Saia! Leia mapas de papel! Dirija sem GPS! O céu é o limite!

Lembre-se: o objetivo é combater seu vício em smartphones, não voltar completamente para a Idade da Pedra. Largar mão totalmente do seu smartphone e da Internet não vai te ajudar, mas provavelmente te deixará perdido e te fará ser demitido. Existe um meio-termo entre checar seu celular 3.165 vezes por dia e não ter um smartphone.


Nota: “Todas as energias de Satanás são postas em operação para prender a atenção em frívolas diversões, e está conseguindo seu objetivo. Está interpondo seus artifícios entre Deus e a alma. Ele forjará divertimentos a fim de impedir os homens de pensar a respeito de Deus. O mundo, cheio de esporte e do amor do prazer, está de contínuo sedento de alguma novidade; quão pouco tempo, no entanto, e pensamento, se dedicam ao Criador dos céus e da Terra!” (Ellen G. White, Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, p. 456).