quinta-feira, junho 08, 2017

Astrônomos dizem ter encontrado ingredientes da vida perto de estrela

Depois de ler esta notícia (em inglês), alguns amigos meus físicos e astrofísicos se puseram a conversar a respeito. Acompanhei atentamente o bate-papo deles e o considerei bem instrutivo:

Amigo 1: “Ah, tá, encontraram isocianato de metila no sistema IRAS 16293-2422. Finalmente, sabemos como a vida começou, kkkk. É como achar um pedacinho de fio de cobre e imaginar que aquilo explica a origem de um computador. Piada pronta. E a concepção artística que aparece na matéria ainda dá a impressão subliminar de que se trata de uma molécula complexa, o que não é verdade.”

Amigo 2: “Essa questão de concepção artística é realmente absurda em muitas ocasiões. Não sabíamos como era Plutão, até chegarmos lá com a New Horizons, e querem que acreditemos que os exoplanetas por aí são Earth-like planets... Só se for por ser um corpo aproximadamente redondo (não plano!) viajando ao redor de uma estrela. Vênus está próximo disso e nem por isso há possibilidade de vida e semelhança com a Terra, mais, ainda, é provavelmente o local mais próximo da descrição de um inferno, de acordo com as mitologias...”

Amigo 3: “Independentemente de qual tenha sido a origem – cometa, asteroide ou qualquer outra coisa –, a vida que apareceu na Terra tinha que estar em um meio com as condições necessárias para que essa pequena centelha se sustentasse. E aquele meio dentro de outro... e assim, se a sopa primordial era caótica, quais as chances de que o meio perfeito pudesse sustentar a vida ou mesmo a ‘faísca de vida’. E ainda mais: em meio a esse caos, quanto tempo duraria o meio perfeito para que aquela faísca desencadeasse outra e outra e outra? Mesmo que fosse realmente assim, seria necessária uma ajuda externa com inteligência para não deixar ‘apagar’ aquela faísca de vida.”

É isso aí.