O
assunto da natureza humana de Cristo representa uma das principais discussões
teológicas no meio adventista desde a década de 1950. Cristo era semelhante a
Adão antes da Queda (posição pré-lapsariana)? Ou semelhante a Adão depois da
Queda (posição pós-lapsariana)? Além disso, Cristo tinha ou não propensões
(tendências) para o pecado? Essas questões possuem a maior relevância teológica
e prática, mas abordá-las vai além dos objetivos deste texto. Um dos estudos
mais importantes sobre o tema é o livro de Woodrow W. Whidden, Ellen White e a Humanidade de Cristo
(CPB, 2003). No apêndice B, “O que diz Ellen White sobre a humanidade de
Cristo” (p. 139-198), Whidden busca reunir TODOS os textos escritos pela autora
a respeito do assunto, incluindo todas as declarações usadas pelos defensores
de ambas as posições. Há vários anos, quando li esse livro como requisito da
faculdade de Teologia, tentei sistematizar o conteúdo do apêndice. Compilei
todas as declarações significativas de Ellen White sobre a natureza humana de
Cristo em quatro tópicos: (1) Sua natureza humana era sem pecado; (2) não tinha
propensões para o pecado; (3) assumiu uma natureza humana caída e (4) conhecia
as paixões humanas.