segunda-feira, junho 12, 2017

Um santo remédio: a fé tem poder real sobre a saúde

Quase todos conhecemos, ou pelo menos já ouvimos falar sobre os oito remédios naturais e gratuitos dados por Deus para a manutenção da nossa saúde e bem-estar. A maioria das pessoas já conhece, por exemplo, a importância de uma alimentação saudável, o uso adequado da água, do ar puro, da luz solar, do exercício físico, repouso e da temperança. Esses sete primeiros remédios naturais são universalmente aceitos como benéficos para o corpo e a mente, havendo inúmeras comprovações científicas quanto a isso. Ninguém discute se o exercício físico ou se o repouso adequados fazem bem à saúde. Todos sabemos que eles fazem bem, e ponto. Não há controvérsias a esse respeito. No entanto, existe um grande remédio natural que também é fundamental para a nossa saúde, mas que pode ser visto com certo ar de desconfiança, tanto nos meios científicos, quanto até mesmo no meio religioso. O oitavo remédio é a confiança em Deus. Afinal de contas, confiar em Deus faz mesmo bem para a saúde ou isso é “forçação de barra” de algumas pessoas que não entendem nada de ciência?

Mesmo dentro da nossa cultura ocidental, influenciada pelo cristianismo, cada pessoa pode ter uma compreensão diferente de Deus, ou até mesmo não ter, como os agnósticos ou os ateus. No entanto, a ciência tem mostrado que a confiança em Deus, apesar das mais diferentes crenças existentes, tem um papel importante na saúde.

Mas como e por que esses benefícios acontecem em quem tem confiança em Deus e busca fortalecer essa confiança por meio de práticas religiosas?