sábado, novembro 08, 2008

Após economia, meio ambiente desafiará Obama

A vitória de Barack Obama pode estar ainda em clima de comemoração, mas o mundo já está de olho nos desafios e na maneira como o novo presidente americano os enfrentará. Depois das diretrizes contra a crise da economia, um dos maiores obstáculos para o novo governo será mostrar como os EUA lidarão com o meio ambiente. "Cuidar da mudança climática será a maior e mais importante prova que Obama enfrentará", avalia Ann Carlson, especialista em legislação ambiental da Universidade da Califórnia. "A administração de George Bush protelou decisões relativas a emissões de gases, e o novo presidente estará sob enorme pressão para regulamentar isso."

Diferentemente de seu antecessor, que deixa a Casa Branca sem ter ratificado o Protocolo de Kyoto, Obama mostrou ter uma agenda ambiciosa. Além de colocar seus prediletos na Agência de Proteção Ambiental (EPA, na sigla em inglês) e nas secretarias do Interior, de Agricultura e de Energia, seu governo terá um posto para lidar exclusivamente com agenda climática e aquecimento global.

Se depender do que Obama vem prometendo, o mundo voltará a confiar nos EUA para salvar o meio ambiente. Com o chamado czar das mudanças climáticas - sugere a revista ecológica on-line Grist - o país passa a mostrar que está realmente decidido a combater as alterações do clima.

Um dos mais prováveis nomes para assumir a pasta, o ex-vice-presidente Albert Arnold Gore Jr. terá de lidar de forma direta com as alterações climáticas e suas conseqüências. Além de Al Gore [tinha que ser ele, o defensor da Mãe Gaia], são cogitados Terry Tamminen, conselheiro ambiental para o governo da Califórnia; e Bill Richardson, ex-embaixador da ONU, com experiência em meio ambiente.

"Richardson é interessante, mas Al Gore, sem dúvida, é o mais indicado para o posto", avalia Ann. "É um verde e elevará, com seriedade, a importância de temas relativos ao aquecimento para o nível mais alto que puder."

O futuro czar, provavelmente, funcionará como um conselheiro do presidente para assuntos ambientais. Para isso, no entanto, deverá ter de supervisionar decisões que envolvem desde o uso de combustíveis fósseis a energia nuclear, gestão agrícola, inversão climática e sustentabilidade. [E não nos esqueçamos da proposta de se reservar um dia por semana para "salvar" a Terra.]

"Vamos assistir à criação de leis mais agressivas contra a emissão de gases estufa, assim como reduzir nossa dependência em relação ao petróleo e ter maior engajamento junto a outros líderes mundiais", prevê Walter Rosenbaum, que ensina sobre políticas ambientais na Universidade da Flórida.

Os EUA ainda são um dos principais poluidores no mundo, e a esperança é que a próxima gestão, apesar das dificuldades pela frente, signifique um corte radical com a política ambiental levada anteriormente por Bush.

Para recuperar a confiança do mundo em relação à agenda ambiental, Ann diz ser essencial que o próximo presidente restabeleça e participe dos diálogos com a ONU, de modo a aumentar a presença americana no processo multilateral.

"O mais urgente é reforçar a iniciativa americana contra o aquecimento global, como um sinal de que estamos voltando à diplomacia global do meio ambiente", sugere Rosenbaum. "Neste sentido, os EUA deveriam preocupar-se particularmente em restabelecer a confiança da União Européia, que tem levado a causa adiante."

Para Bryan Leyland, da Coalizão de Ciência Climática Neozelandesa, o melhor seria o governo americano tornar-se "independente e criar uma comissão própria para analisar evidências do aquecimento global causado por iniciativas do homem".

Na equipe ambiental do governo americano, ainda, a já existente EPA poderá ter como administrador Mary Nichols, líder da lei do clima da Califórnia; Kathleen McGinty, ambientalista da Pensilvânia; ou Dan Esty, principal conselheiro de Obama em matérias da energia. O senador e procurador-geral Robert Kennedy, no entanto, é considerado o nome mais forte para o cargo. ...

(Terra)

Nota: Se alguém tinha dúvidas de que a agenda dos ECOmenistas seria levada avante no novo governo e que os EUA liderariam essa coalizão, essa reportagem é a resposta. As profecias estão cada vez mais atuais.[MB]