domingo, novembro 30, 2008

Encontrados restos mortais de Nicolau Copérnico

Pesquisadores informaram hoje que identificaram os restos mortais do astrônomo Nicolau Copérnico (1473-1543), comparando o DNA de um esqueleto e fios de cabelos obtidos em um dos livros do cientista polonês do século 16. A descoberta pode colocar um fim a séculos de especulações sobre onde repousam exatamente os restos mortais de Copérnico, um sacerdote católico e astrônomo cujas teorias identificam o Sol, e não a Terra, como o centro do Sistema Solar (heliocentrismo). (...)

Se presume que Copérnico elaborou a teoria de que o Sol era o centro do Sistema Solar (heliocentrismo) entre 1508 e 1515. Durante esses anos, ele escreveu um manuscrito, conhecido como "Commentariolus" (pequeno comentário, em latim).

A tesa final de Copérnico foi publicada no ano da morte do astrônomo. As idéias de Copérnico desafiaram a Igreja, a Bíblia e teorias prévias, e foram retomadas mais tarde por cientistas como Galileu Galilei, René Descartes e Isaac Newton.

(Estadão)

Nota: Mais uma vez a imprensa comete o erro histórico de dizer que Copérnico foi contra a Bíblia ao defender o heliocentrismo. Na verdade, Copérnico discordou de uma idéia aristotélica adotada e defendida na época pela Igreja Católica. A Bíblia nada tinha que ver com essa controvéria, uma vez que não propõe o geocentrismo. Tanto Copérnico, quanto Galileu e Newton, para mencionar três dos fundadores do método científico, estudavam a Bíblia e criam em sua inspiração divina.[MB]