quarta-feira, novembro 12, 2008

Maldivas podem sumir do mapa



É um dia histórico na Ilha da Fantasia. O sonho dos 300 mil habitantes se tornou realidade. Após 30 anos de ditadura, o povo das Ilhas Maldivas festeja o primeiro presidente eleito da história do país. Mohamed Nasheed tomou posse hoje. O novo líder chega ao poder com uma terrível missão: preparar a população para dizer adeus à terra em que vive. As 1,2 mil ilhas que formam o arquipélago estão desaparecendo. Algumas das praias mais brancas do planeta estão sendo engolidas pelas águas do Oceano Índico. Male, a capital do país, fica apenas a um metro de altitude. Segundo a ONU, o nível do mar deve subir cerca de 60 centímetros no próximo século. Assim, os maldivios estão ameaçados de se tornar um povo sem país. Nenhum governante na história da humanidade enfrentou um problema assim.

O presidente Nasheed tem uma solução surpreendente: quer comprar um novo território para seu povo. Uma parte do dinheiro que os turistas deixam nas Maldivas seria usada para criar um fundo destinado à compra de terras. A Terra Prometida ainda não foi escolhida, mas deve ficar em algum lugar da Índia ou do Sri Lanka, países com mais semelhança cultural com as Maldivas.

Governar um dos dez menores países do mundo com um problema gigante. A tarefa do novo presidente é impedir que os futuros habitantes das Maldivas se transformem em refugiados ambientais. A Terra está ameaçada de ter um país a menos. O país com a maior concentração de beleza por metro quadrado do planeta.

(Bom Dia Brasil)

Colaboração: Francis Giovanella Valle