sexta-feira, novembro 07, 2008

Jesus o encontrou

Em 2001, tudo ia muito bem na minha vida. Eu trabalhava em um provedor de internet, tinha um cargo bom, ganhava razoavelmente bem, tinha meu carro, minha casa, nos divertíamos muito todos os fins de semana, mas algo ainda faltava na minha vida. Só que eu não sabia definir exatamente o que era. Em meados de Outubro do mesmo ano, uma crise no setor fez com que eu ficasse desempregado. De um dia para o outro, minha vida se transformou, eu não tinha mais vontade alguma de continuar na minha cidade e nem tampouco no meu Estado, São Paulo. Fiquei muito decepcionado com tudo e queria mudar radicalmente de vida.

Comecei então a buscar Deus na minha antiga igreja e aí outra decepção caiu sobre mim: eu não encontrava esse Deus e comecei a perceber que eu realmente estava sozinho. Então me veio uma vontade enorme de sair de São Paulo. Não sei como isso aconteceu, mas era mais forte do que eu. Sempre fui um pai desses que brinca na areia com as filhas, não faltava a uma reunião do colégio, brincava até de boneca com elas. O quintal da minha casa era um verdadeiro parque de diversões, mas eu não queria mais ficar ali, mesmo sabendo que elas adoravam tudo. Queria sair de São Paulo e o dinheiro da minha rescisão foi acabando. Do jeito que eu me encontrava jamais iria conseguir trabalho: eu me dirigia para as entrevista com o desânimo estampado na testa...

Movido por essa força que me incentivava a sair de São Paulo, escolhi o Rio Grande do Sul e em janeiro de 2002 vendi meu carro. No dia 16 de março, deixei minha família em São Carlos, SP, com a promessa de voltar logo para buscá-la, e desembarquei no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, com uma mala nas costas e uma força interior com a qual eu mesmo me assustava. Não sabia de onde vinha tamanha vontade de começar do zero, em uma terra distante da minha.

No início, não agüentei 15 dias longe da minha família e no 15º dia eu já estava de volta matando a saudade. Mas foi aí que o Espírito Santo começou a me mostrar mais claramente que Deus estava comigo. No 14º dia eu estava hospedado em um hotel muito simples, em São Leopoldo, pois não havia hospedagem em Porto Alegre devido ao Fórum Social, e a caminho do hotel para arrumar minhas malas para viajar a São Paulo e rever minha mulher e filhas, arrisquei perguntar para um zelador se os valores de aluguéis naquela cidade eram muito altos. Ele me disse que em um prédio que estava na nossa frente havia um apartamento para alugar e, de repente, o proprietário apareceu e me convidou para ver o apartamento. Fui mais por educação e contei minha história para ele. Para minha surpresa, ele colocou as chaves do apartamento em minhas mãos e recomendou que eu falasse para minha família que nós já tínhamos onde morar no Rio Grande do Sul, e que era para eu retirar minhas coisas do hotel e me instalar imediatamente no apartamento. Além disso, ele prometeu que somente cobraria aluguel quando eu conseguisse um emprego, sem contar que o valor que ele disse que cobraria era muito abaixo do valor de mercado.

Viajei para São Paulo na certeza de que quando voltasse para continuar minha busca por trabalho, eu já tinha onde morar. Mesmo assim, nem me lembrei de agradecer a Deus e nem me dei conta de que Ele estava agindo na minha vida. De volta ao Sul, ao entrar no apartamento, o único objeto que havia ali era uma Bíblia, com a qual nem me importei, apenas a coloquei num lugar onde não me atrapalhasse, pois estava bem no corredor de passagem para o quarto e banheiro.

As noites eram muito longas e tristes, pois eu ficava sozinho e a saudade era muito grande. Então, em uma tarde enquanto fazia um lanche, apareceu um cidadão completamente alcoolizado e me ofereceu um rádio portátil. Não pensei muito e o comprei por R$ 3,00. Ao chegar no apartamento, descobri que ele só sintonizava uma única rádio, a 99,9, Rádio Novo Tempo.

Fiquei indignado com isso, pois teria que ouvir música cristã e, como se não bastasse, teria que ouvir também um pastor (!) pregando todas as noites, sempre às 22h. As músicas até que eram agradáveis, e tive que ouvir o pastor, pois numa noite, ao desligar o rádio, tive trabalho para conseguir fazê-lo funcionar novamente. Então, ficava ligado direto.

Depois de duas semanas ouvindo as músicas, eu me pegava cantando algumas, e durante o dia sempre ficava com uma delas na cabeça, mas as palavras do pastor ainda não eram notadas. Eu não prestava atenção ao sermão, achava que não era para mim, até que um dia, quando eu estava lavando um prato na cozinha, notei que o pastor parecia estar falando comigo. Imediatamente deixei meus afazeres e fui sentar no colchão que ficava no chão junto ao rádio, para ouvir o que o pregador estava dizendo. Desse dia em diante, não perdia um só sermão. As músicas já não eram tão importantes, mas A Voz da Profecia com o pastor Neumoel Stina acabou se tornando uma regra naquele pequeno e vazio apartamento.

Aquele homem foi escolhido pelo Espírito Santo para me mostrar as verdades que eu não conhecia. E a Bíblia que era o único e desprezível objeto existente no apartamento agora ocupava o lugar mais importante, pois era nela que eu tirava minhas dúvidas; era naquela Bíblia que o pastor me pedia para conferir as passagens que ele lia; foi por meio dela que eu encontrei Jesus. Pelo rádio, conheci as maravilhosas promessas de Deus. Eu, que não tinha nada, de uma hora para outra passei a ter tudo: Jesus!

O pastor Stina esteve comigo nas piores noites no Rio Grande do Sul. Nos meus momentos de solidão, era com ele que eu “falava”, pois eu formulava minhas dúvidas em pensamento e o pastor as traduzia através das palavras do nosso Senhor Jesus Cristo.

Em junho de 2002, busquei minha família, pois já tinha conseguido trabalho e, desde então, consigo ver Deus na minha vida sempre, em todos os momentos. Não deixei mais de ouvi-Lo e hoje me deito cedo, pois tenho que trabalhar no dia seguinte, mas meu rádio-relógio desperta à 1h da manhã para ouvi-Lo.

Depois de ouvir várias pregações pelo rádio, saí em busca da Igreja Adventista onde fui recebido por verdadeiros irmãos, entre os quais se destacam Laureci Bueno do Canto e Julio Veter. Neste ano, depois de muito estudo, decidi-me pelo batismo.

Já dei este testemunho muitas vezes, em diversos lugares, e quero levá-lo a quantos corações eu conseguir.

(Mário Sérgio, de Novo Hamburgo, RS)