domingo, novembro 09, 2008

Igreja Católica homenageia protestantes

Países latino-americanos celebram desde longa data vários feriados católicos romanos. De Corpus Christi a São Pedro e São Paulo. Porém, neste ano, o Chile declarou o dia 31 de outubro como feriado em honra das igrejas evangélicas e protestantes. A data remete ao dia em que Martinho Lutero pregou suas 95 teses na porta de uma igreja no ano de 1517, em Wittenberg, na Alemanha, dando início à Reforma Protestante. Somente a Eslovênia e alguns estados alemães têm este dia como um feriado.

Outro motivo para estranhar o Chile comemorar a Reforma é o fato de ser o único país na América Latina que ainda tem um forte partido Democrata Cristão. Mesmo assim, o novo feriado foi aprovado por unanimidade de votos no Congresso. No último Censo, em 2002, 15% dos chilenos disseram ser evangélicos (sinônimo de protestantes na América Latina).

Agora, as escolas públicas oferecem a escolha de estudar catolicismo ou evangelismo e as forças armadas têm capelães das duas religiões. Mas, o Chile não está sozinho. Mais de 15% dos brasileiros e cerca de 20% da Guatemala são, hoje, evangélicos.

(Opinião e Notícia)

Nota: A Igreja Católica segue firme em seus esforços por promover maior aproximação com as demais religiões.