segunda-feira, novembro 17, 2008

Fóssil revela que Homo erectus era mais robusto

Um fóssil da bacia de uma fêmea de 1,2 milhão de anos [sic] descoberto na Etiópia revela que o Homo erectus era mais robusto, e capaz de gerar crianças com cérebros maiores do que se pensava, destaca um estudo publicado [na] quinta-feira. Essa é a primeira pelve feminina intacta desse período já descoberta e sua análise proporciona valiosas indicações sobre como se desenvolveram os primeiros homens, destacam os pesquisadores na revista Science.

A forma da pelve descoberta em 2001, na região de Afar, na Etiópia, parece indicar que essa fêmea de Homo erectus poderia dar à luz um bebê com cérebro maior. “Tudo o que tínhamos até agora como fóssil de pelve era Lucy (de 3,2 milhões de anos [sic] e também descoberta na Etiópia), e que era muito mais arcaica que os humanos modernos”, explica Sileshi Semaw, da Universidade de Indiana, em Bloomington. “Esta descoberta nos dá informações mais precisas sobre a pelve do Homo erectus e sobre o tamanho de seus recém-nascidos.”

Semaw e sua equipe reconstruíram a bacia reunindo fragmentos de ossos e estabeleceram que era 30% maior do que o estimado, a partir da pelve de uma jovem encontrada no Quênia e datada de 1,5 milhão de anos [sic].

(Yahoo Notícias)

Nota: Cada vez mais se percebe (ou se evita perceber) que os “homos” ou eram seres humanos verdadeiros (alguns portadores de algum tipo de doença ou deficiência) ou eram mesmo símios. A tal “árvore” evolutiva humana está longe de ser organizada como as ilustrações dos livros didáticos sugerem.[MB]

A propósito, o ganhador do livro Nos Bastidores da Mídia foi o Rubens Simões, com uma margem de apenas dois votos. Parabéns Rubens e Evandro!