domingo, novembro 16, 2008

Obama e Lincoln

Às vésperas da eleição norte-americana, um artigo meu ("Uma trilogia histórica: Lincoln/Kennedy/Obama") publicado neste mesmo espaço apontava semelhanças entre os dois presidentes e o recém-eleito. Esse artigo foi fruto de uma observação histórica. Agora, o mais belo disso tudo é quando um político toma consciência de que está construindo sobre uma história que pode elevar ou rebaixar uma nação inteira; seguindo os bons passos daqueles realmente nobres que vieram antes dele.

Será o caso de Obama? Teremos que esperar para ver; mas pelo menos neste domingo a Folha de S. Paulo apresenta comentários de analistas e do próprio Obama sobre a comparação Obama/Lincoln:

"Se ele de fato montar o gabinete com ex-rivais e republicanos, o presidente eleito estará repetindo os passos do ex-presidente Abraham Lincoln (1861-1865). Na entrevista, Obama, que tem lido sobre a administração Lincoln, disse ter uma afinidade com a conduta do 16º presidente americano - Obama é o 44º.

"Há uma sabedoria ali e uma humildade em sua abordagem do governo, mesmo antes de ser presidente, acho isso muito útil", afirmou o político.

É um passo muito positivo imitar um gigante da história universal como Lincoln, mais ainda é alcançá-lo. Se realmente Obama for nessa direção, o mundo vai respirar novos ares de liberdade, inclusive religiosa, pois Lincoln rompeu relações com a Santa Sé e com outras religiões que muitas vezes metiam-se na política americana de seu tempo.

A ousadia de Lincoln inspirou outros após ele, inclusive políticos de outros países. Com certeza uma política lincolniana é uma grata surpresa. Se isso ocorrer, estaremos preparados para utilizar as oportunidades que virão disso? Estaremos preparados para apoiar aqueles que lutam pela liberdade, mesmo sendo homens secularizados que desconhecem o reino de Deus? Ou ficaremos apáticos, divertindo-nos enquanto a noite chega?

E se não ocorrer: estaremos prontos para enfrentar a hipocrisia camuflada que usa os grandes nomes sem grandeza de propósitos? Que resposta daremos à crise presente.

Obama tem uma resposta a dar. Nós também.

(Silvio Motta Costa é professor em Campinas, SP)