quinta-feira, novembro 13, 2008

Lula pede para papa dar conselho sobre a crise

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o papa Bento XVI manifestou preocupação com a crise financeira internacional em uma audiência fechada que tiveram no Vaticano nesta quinta-feira (13). “Ele disse que a crise é grave”, relatou o presidente. “Eu pedi ao papa que nos seus pronunciamentos ele fale da crise econômica, pois, se todo o domingo o papa der um ‘conselhozinho’, quem sabe a gente encontra mais facilidade para resolver o problema”, afirmou. O encontro, que ocorreu na biblioteca do Vaticano, durou 24 minutos e foi acompanhado por dois tradutores. Lula afirmou ter dito ao papa que sua preocupação é com a situação das camadas mais pobres da população. (...)

“O Brasil sempre trabalhou e trabalhará para ter uma boa relação com os papas”, disse Lula. O presidente presenteou o papa com uma escultura de barro de uma família de retirantes nordestinos e ganhou uma caneta do pontífice. “Eu disse uma vez, logo depois da visita dele ao Brasil, que a imagem que eu tinha dele era a que passava na TV: um homem sisudo e de poucos amigos. A verdade é que ele é um homem afável e fiquei surpreso por ele ser bem informado sobre o Brasil.” (...)

Em seguida, representantes do governo brasileiro e do Vaticano assinaram acordo que ratifica normas já previstas na legislação brasileira, da atuação de religiosos no país.

“Não são estipulados privilégios e, sim, é reconhecida a importância da Igreja católica no Brasil”, afirmou Mamberti em seu discurso, no qual manifestou a satisfação da Igreja pelo acordo alcançado. “Acho que é um acordo histórico porque regulamenta todos os aspectos jurídicos da Igreja, que conviveu muitos anos tranqüilamente no Brasil”, declarou à imprensa o cardeal Claudio Hummes, que assistiu à cerimônia. (...)

(G1 Notícias)

Nota: Talvez Lula não esteja atento, mas o papa já andou dando “conselhozinhos” sobre como lidar com a crise ambiental: observar o domingo como dia sagrado (dia de descanso para a "mãe Terra"). Talvez o conselho para resolver a crise financeira vá na mesma direção.[MB]