quinta-feira, novembro 27, 2008

SC: pior tragédia climatológica da história


As chuvas que atingem o Estado [de Santa Catarina] desde o fim de semana já deixaram 84 mortos, de acordo com relatório divulgado na tarde desta terça-feira (25) pela Defesa Civil. Mais de 1,5 milhão de pessoas foram afetadas pelos temporais. Dessas, mais de 54 mil tiveram que deixar suas casas e foram levadas para abrigos públicos ou casas de parentes e amigos. Ainda segundo a Defesa Civil, os óbitos foram registrados em Brusque (1), Gaspar (15), Blumenau (20), Jaraguá do Sul (12), Pomerode (1), Bom Jardim da Serra (1), Luiz Alves (4), Rancho Queimado (2), Ilhota (18), Benedito Novo (2), Rodeio (4), Itajaí (2), São Pedro de Alcântara (1) e Florianópolis (1). Oito municípios estão isolados: São Bonifácio, Luiz Alves, São João Batista, Rio dos Cedros, Garuva, Pomerode, Itapoá e Benedito Novo. Seis decretaram estado de calamidade pública até o momento: Gaspar, Rio dos Cedros, Nova Trento, Camboriú, Benedito Novo e Pomerode. Blumenau já havia feito o mesmo decreto no fim de semana. Na cidade, 500 militares do Exército estão ajudando as vítimas. Eles contam com quatro aeronaves, 17 caminhões e 12 barcos.

No Morro do Baú, nos arredores de Ilhota, um açude pode romper devido às chuvas. Segundo o Corpo de Bombeiros, a zona rural do município deve ser esvaziada, pois, caso ocorra a ruptura, mais de 50 casas podem ser soterradas.

Muitas cidades estão sem água e mais de 137 mil pessoas permaneciam sem energia elétrica até a noite de segunda-feira (24). Na região de Florianópolis, estão sendo feitos rodízios para garantir água.

Fornecimento de gás está interrompido do município de Guaramirim até Rio Grande do Sul, devido à ruptura de tubo de gás da TBG entre Luiz Alves e Blumenau. (...)

Para o governo do Estado, essa é a "pior tragédia climatológica da história". Na segunda-feira, em sete horas, o número de desabrigados e desalojados mais que dobrou e passou de 18.127 para 44.151 pessoas. As mortes triplicaram, passando de 22 para 65.

Segundo a administração municipal, o aumento nos índices é conseqüência do grande número de deslizamentos e alagamentos. O solo está encharcado e os rios, apesar da diminuição do volume de chuva, continuam cheios.

A Defesa Civil de Santa Catarina está pedindo doação de água potável. Segundo o governo estadual, o caso mais grave é o de Itajaí. Até a manhã desta terça-feira, as equipes de resgate calculavam que 80% da cidade estava debaixo d'água.

Quatro helicópteros estão sendo usados para resgatar pessoas ilhadas nas regiões afetadas.

(G1 Notícias)

Nota: Segundo o jornalista Felipe Lemos, assessor de imprensa para a Igreja Adventista no Sul do Brasil, a igreja enviou hoje, de Florianópolis, um caminhão carregado de mantimentos em direção a Blumenau. Na cidade, pelo menos 20 mortes foram oficialmente registradas. O veículo está com donativos arrecadados pela Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (Adra) catarinense, por ouvintes da Rádio Novo Tempo de Florianópolis e por pessoas em geral que se sensibilizaram com a tragédia. Ao todo, são dois mil litros de leite, mais de duas mil peças de roupa, mais de 200 pares de calçados, cinco mil litros de água, 1.500 pacotes com fraldas. A conta corrente disponibilizada pela Adra de Santa Catarina, para doações em dinheiro, é a seguinte: Banco do Brasil, agência 3425-8 e C/C 15.000-2, em nome de Adra Desabrigados SC (para transferências, o CNPJ é: 76726884/0081-02). Manifestações de ajuda da rede de postos da Adra estão chegando de várias partes do Brasil, como Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, além de outros Estados. As maiores necessidades são de água, leite e fraldas.

Segundo os últimos dados da Defesa Civil de Santa Catarina, já são 54.039 desalojados e desabrigados. Foram registradas 86 mortes e 30 desaparecimentos, além de mais de 1,5 milhão de pessoas afetadas. Pelo menos oito municípios ficaram isolados.