terça-feira, novembro 11, 2008

Estilo de vida humano extrapola capacidade da Terra

A Terra perdeu, em pouco mais de um quarto de século, quase um terço de sua riqueza biológica e recursos, e no atual ritmo, a humanidade necessitará de dois planetas em 2030 para manter seu estilo de vida, advertiu (...) o Fundo Mundial para a Natureza (WWF, por sua sigla em inglês). A demanda da população excede em cerca de 30% a capacidade regeneradora da Terra, segundo o Relatório Planeta Vivo 2008, divulgado por esta organização ambientalista a cada dois anos sobre a situação ambiental dos ecossistemas. “O mundo está lutando atualmente com as conseqüências de ter supervalorizado seus ativos financeiros. Mas uma crise muito mais grave ainda virá: um desastre ecológico causado pela não valorização de nossos recursos ambientais, que são a base de toda a vida e da prosperidade”, disse o diretor-geral da WWF, James Leape.

O estudo mostra que mais de 75% da população mundial vive atualmente em países que são “devedores ecológicos”, onde o consumo nacional superou sua capacidade biológica de regeneração. “A maioria de nós segue alimentando nosso estilo de vida e nosso crescimento econômico extraindo cada vez mais o capital ecológico de outras partes do mundo”, afirmou Leape. “Se as demandas em nosso planeta continuarem crescendo no mesmo ritmo, em meados dos anos 2030 necessitaremos do equivalente a dois planetas para manter nosso estilo de vida”, acrescentou.

O relatório, elaborado desde 1998, revela que o Índice Planeta Vivo (IPV) caiu quase 30% desde 1970. Isso significa que se reduziram nessa proporção aproximadamente 5 mil povoações naturais de cerca de 1.686 espécies, uma taxa superior a de 25% do relatório de 2006. Essas perdas se devem a fatores como desmatamento, poluição, pesca proibida, impacto de diques e mudança climática. (...)

(Terra)

Nota: além da crise financeira, o aquecimento global tem sido grande fator de união de pensamentos e esforços, por isso mesmo chamado ECOmenismo.

Leia também: “Desafios globais”