terça-feira, novembro 18, 2008

Deputada invoca religião para defender domingo

Alguns dias atrás, publiquei aqui matéria sobre o fechamento dos supermercados aos domingos, em Vitória, medida que conta com 99% de aprovação dos comerciantes, segundo os quais isso ajudaria a combater a crise financeira. No mês de setembro, o jornal Folha de Vitória publicou a reportagem “Fecomércio: fechamento de lojas aos domingos vai gerar demissões”. No texto, há uma declaração da deputada Janete de Sá, cujo projeto de lei foi vetado pelo governador Paulo Hartung. Segundo ela, “a Igreja Católica orienta que os cristãos devem cumprir os Dez Mandamentos, sendo que o terceiro deles é ‘guardar domingos e festas’. O agir de Deus é o modelo do agir humano. Se Deus ‘descansou’ ao sétimo dia, o homem deve também descansar e deixar que os outros, sobretudo os pobres, ‘tomem fôlego’”.

Na época, a Comissão de Justiça da Assembléia deu parecer pela constitucionalidade da matéria. A de Defesa da Cidadania e dos Direitos Humanos e a de Defesa do Consumidor e Meio Ambiente, indicaram pela aprovação. Já a Comissão de Finanças, pela rejeição do projeto, que foi aprovado em plenário pelos deputados, mas vetado pelo governador.

Desta vez foi por pouco, mas quanto falta para que um projeto semelhante seja aprovado em âmbito nacional e mundial? O tempo dirá.

Interessante mesmo foi o comentário do leitor Rosival Aluizio Muniz de Albuquerque:

“Sobre o Projeto de Lei, aprovado pela AL do Estado do Espírito Santo, veiculado nesta Folha no dia 18/09/08, deixo meu comentário a seguir:

“Mais cedo ou mais tarde isso vai acontecer, não só nesse Estado, mas em nível mundial, está profetizado na Bíblia. Começa assim, sem querer querendo, despretensiosamente, mais dias ou menos dias, a decretação da guarda do domingo terá alcance mundial.

“Não me estranha a nobre deputada, Janete de Sá (PMN), autora do PL aprovado, embasar sua tese em motivo religioso e cita inadequadamente o terceiro mandamento pregado pela Igreja Católica. Digo inadequadamente para não dizer equivocadamente.

“Se a nobre deputada quisesse saber mesmo qual o ‘modo de agir de Deus’ deveria pesquisar na Bíblia, pois os Dez Mandamentos escritos por Deus e dados a Moisés em duas tábuas de pedras estão escritos em Êxodo 20. Caso a nobre deputada quisesse, poderia ler nos versículos 8 a 11 que o quarto mandamento é justamente o que manda guardar o sábado, o sétimo dia da semana, e jamais o domingo.

“O livro do Apocalipse 13:15 a 18 diz que somente comprarão e venderão aqueles que receberem o sinal da besta que emergiu do mar. Ainda diz que o número da besta é 666 e é número de homem. A Bíblia diz que o sinal de Deus é o sábado, ver Ezequiel 20:12. Se Deus tem o Seu sinal, aquele que se opõe a Deus terá seu sinal também. Apocalipse 14:12 conclama os santos a guardarem os mandamentos de Deus e a fé em Jesus. Jesus continuamente declarava: “Se Me amais guardareis os Meus mandamentos” (João 14:15).

“Também, Jesus jamais invalidou Seus mandamentos, basta ler Mateus 5:17 e 18; 19:17 e João 15:10. Deus jamais permite mudanças ou modificações em Sua Palavra ou em Sua Pessoa (ler Malaquias 3:6, Apocalipse 22:18 e 19 e Tiago 1:7). Deus é o único imutável. Quem muda as leis e costumes são os homens; são os homens que tentam mudar as leis de Deus (o que Deus nunca permitiu).

“Diante do exposto, conclui-se que a guarda do domingo jamais será ordenada por Deus. Apesar de estar profetizado que um poder (religioso, com apoio do Estado) se levantará e imporá a sua guarda sobre os seres humanos, não quer dizer que Deus aprova.

“Começa assim, sem querer querendo, por motivação comercial, aos poucos, num recanto do Brasil, noutra parte do mundo, um dia tudo se unirá para a imposição do Domingo sobre os homens.

“No fim do caos, Deus se levantará para salvar Seus filhos, os que O obedecem.

“Deus os iluminem.”