quinta-feira, julho 01, 2010

Revista Parousia trata do tema Criacionismo

A revista da Faculdade Adventista de Teologia do Unasp, Parousia, deste primeiro semestre de 2010, traz como tema principal o criacionismo. São 133 páginas e sete artigos escritos por estudiosos da área: “Os céus, o intervalo e a semana da criação”, por Ruben Aguilar; “A Suméria e os testemunhos extrabíblicos de Gênesis 1-11”, por Rodrigo Silva; “Como a evolução substituiu a criação para explicar a origem da vida”, por Wellington dos Santos Silva; “Uma visão criacionista da educação”, por Ruy Carlos de Camargo Vieira; “Criacionismo na mídia”, por Michelson Borges; “O desafio das origens”, por Roberto Cesar de Azevedo; e “Os atuais desastres geológicos: uma breve chave para o passado e para o futuro”, por Nahor Neves de Souza Jr.

O texto de contracapa diz o seguinte:

“Todo o edifício teológico que se ergueu por séculos com o material extraído das páginas das Escrituras Sagradas está, por assim dizer, alicerçado nas informações apresentadas nos primeiros capítulos do livro de Gênesis. Elimine-se a confiança na absoluta veracidade daquelas narrativas, e estarão irreparavelmente comprometidas também a veracidade e a objetividade de doutrinas bíblicas capitais, tais como a do pecado e da salvação.

“Perdura nos dias atuais, seja em círculos acadêmicos ou não acadêmicos, uma visão distorcida do conhecimento chamado científico, que insiste em caracterizá-lo pela oposição com os outros saberes, considerados inferiores. Calcada no positivismo filosófico que ganhou corpo no século 19, tal visão só admite como concretos os dados passíveis de observação e experimentação. O pensamento evolucionista que começou a se destacar no mesmo período se beneficia hoje da influência daquela corrente filosófica, embora paradoxalmente careça justamente da prova experimental por ela imposta. Sua força é tão grande na atualidade, que diversos e significativos segmentos cristãos já aceitam com naturalidade a posição que nega a historicidade da seção de Gênesis 1-11, atribuindo-lhe ares míticos ou alegóricos.

“Esta edição de Parousia apresenta uma seleção de artigos produzidos por teólogos e pesquisadores de outras áreas do conhecimento. Seu objetivo é demonstrar ao leitor que, a rigor, não existe entre o criacionismo e a ciência qualquer incompatibilidade a não ser aquela forjada nas oficinas do cientificismo ateísta ou pseudo-ateísta. Inclusive, diversos pontos do pensamento criacionista podem ser comprovados por disciplinas científicas tão diversas como, por exemplo, a Geologia, a Biologia e a Arqueologia. Os autores procuraram tornar as questões de cunho técnico-científico o mais claras possível para o leitor não iniciado. Tais contribuições certamente reforçarão a convicção cristã numa das mais decisivas reivindicações que a Bíblia faz acerca de si mesma: ali está a Verdade.”

Mais informações pelo fone (19) 3858-9322 ou pelo e-mail unaspress@unasp.edu.br

Não fique sem esse rico material que certamente vai contribuir para esclarecer aspectos da controvérsia entre o criacionismo e o evolucionismo.