Quanto mais cedo, mais fácil |
Abstract:
“A adaptação por seleção natural é um mecanismo central da evolução. É um dos
mais amplamente mal compreendidos processos científicos. Equívocos são
enraizados em preconceitos cognitivos encontrados em pré-escolares, ainda que
conceitos sobre complexidade signifiquem que a adaptação por seleção natural
não é compreensivelmente ensinada até a adolescência. Isso [a adolescência]
ocorre muito tempo depois que os equívocos teóricos tenham provavelmente
se arraigado. Em uma nova abordagem com crianças de 5 a 8 anos, nós exploramos
a capacidade de aprender uma básica mas teoreticamente coerente explicação
mecanicista da adaptação através de uma intervenção por livro de histórias
customizado. O experimento 1 mostrou que as crianças entendem a lógica de
seleção natural baseada em população e também a puderam generalizar. Além disso,
o aprendizado se susteve por três meses a mais. O experimento 2 replicou
esses resultados e mostrou que as crianças entenderam e aplicaram uma
explicação causal mecanicista ainda mais diferenciada. Os resultados mostraram
que, ao contrário do conhecimento educacional convencional, a seleção natural
básica pode ser ensinada na primeira infância. Intervenções orientadas à teoria
usando livros de histórias de figuras com estrutura ricamente explanatória é
benéfica.”
(Department of
Psychology, Boston University; Ontario Institute for Studies in Education,
University of Toronto; tradução: Alexsander Silva; PDF grátis aqui)
Nota do blog Desafiando a Nomenklatura Científica: “A falência epistemológica do darwinismo
é tão fragorosa, tão patente na literatura especializada, especialmente a
incapacidade evolucionária da seleção natural, que essa pedagogia desenvolvida
para alcançar e conquistar corações e mentes de crianças nos remete às escolas
dos lenços vermelhos em que às crianças eram ensinados os dogmas marxistas. O
nome disso não é educação, é doutrinação. Brevemente será copiado nas
diretrizes educacionais do MEC sem nenhuma contraposição pedagógica.”