quarta-feira, abril 30, 2014

Crianças podem sofrer doutrinação evolucionista

Quanto mais cedo, mais fácil
Abstract: “A adaptação por seleção natural é um mecanismo central da evolução. É um dos mais amplamente mal compreendidos processos científicos. Equívocos são enraizados em preconceitos cognitivos encontrados em pré-escolares, ainda que conceitos sobre complexidade signifiquem que a adaptação por seleção natural não é compreensivelmente ensinada até a adolescência. Isso [a adolescência] ocorre muito tempo depois que os equívocos teóricos tenham provavelmente se arraigado. Em uma nova abordagem com crianças de 5 a 8 anos, nós exploramos a capacidade de aprender uma básica mas teoreticamente coerente explicação mecanicista da adaptação através de uma intervenção por livro de histórias customizado. O experimento 1 mostrou que as crianças entendem a lógica de seleção natural baseada em população e também a puderam generalizar. Além disso, o aprendizado se susteve por três meses a mais. O experimento 2 replicou esses resultados e mostrou que as crianças entenderam e aplicaram uma explicação causal mecanicista ainda mais diferenciada. Os resultados mostraram que, ao contrário do conhecimento educacional convencional, a seleção natural básica pode ser ensinada na primeira infância. Intervenções orientadas à teoria usando livros de histórias de figuras com estrutura ricamente explanatória é benéfica.”

(Department of Psychology, Boston University; Ontario Institute for Studies in Education, University of Toronto; tradução: Alexsander Silva; PDF grátis aqui)

Nota do blog Desafiando a Nomenklatura Científica: “A falência epistemológica do darwinismo é tão fragorosa, tão patente na literatura especializada, especialmente a incapacidade evolucionária da seleção natural, que essa pedagogia desenvolvida para alcançar e conquistar corações e mentes de crianças nos remete às escolas dos lenços vermelhos em que às crianças eram ensinados os dogmas marxistas. O nome disso não é educação, é doutrinação. Brevemente será copiado nas diretrizes educacionais do MEC sem nenhuma contraposição pedagógica.”