domingo, abril 20, 2014

Os 90 anos do mestre Orlando

Sessenta anos educando gerações
O sábado 19 de abril foi mais do que especial para mim. Tive a honra de participar, em Campo Grande, MS, da celebração dos 90 anos de um homem que influenciou diretamente milhares de pessoas no Brasil e no mundo – e a mim, também, de forma indireta. O professor Orlando Rubem Ritter dedicou dois terços de sua vida longa e produtiva ao magistério no Centro Universitário Adventista de São Paulo (na época, IAE). Orlando e o professor Nevil Gorski foram os primeiros adventistas brasileiros a ingressar num curso de ciências numa universidade pública (USP) a fim de se qualificarem ainda mais para a docência universitária, à qual se dedicaram com todas as suas energias, o que lhes garantiu lugar de honra na história do adventismo em nosso país.

Paralelamente ao seu trabalho acadêmico no Unasp, o matemático se dedicou à causa criacionista, tendo ministrado inúmeras palestras em todo o Brasil e escrito uma apostila intitulada “Estudos Sobre Ciência e Religião”, com a qual centenas de pastores adventistas se familiarizaram com temas importantíssimos que o professor Ritter apresentava em suas aulas de Ciência e Religião. Sua militância criacionista motivou, inclusive, o estabelecimento da Sociedade Criacionista Brasileira, no início da década de 1970.

Quando me tornei adventista, o primeiro material criacionista que tive a oportunidade de ler (na verdade, devorar) foi justamente a apostila do professor Ritter. Isso teve grande importância em minha vida e, de certa forma, me considero “aluno à distância” dele.

Fui enviado como representante da Casa Publicadora Brasileira à cerimônia em homenagem ao mestre e pude falar um pouco sobre o livro autobiográfico O Professor: Sessenta anos educando gerações, que será lançado em breve por nossa editora. Um justo tributo a um homem que dedicou a vida ao ministério do ensino.

O professor Ritter, no alto de seus 90 anos, mantém a mente lúcida e a clareza de ideias que sempre o caracterizaram. Tive até direito a uma aula de numismática e filatelia, quando o visitei em seu apartamento. Uma vez professor, sempre professor.

Michelson Borges

Pioneiro do criacionismo no Brasil

Tive uma verdadeira aula de filatelia 

Coleção de selos preciosos, incluindo o famoso Olho de Boi

Discurso apresentado por Orlando Mario Ritter

Orlando Rubem com a esposa e os quatro filhos