segunda-feira, outubro 27, 2014

Nos passos dos pioneiros: Isaac Newton

O dia anterior havia sido cheio de emoção e de reflexões espirituais. No dia 26/10, fizemos uma rápida visita ao centro de pesquisas da Universidade Andrews, antes de rumar para Chicago, de onde voaríamos para San Francisco, na Califórnia. Naquela manhã, tive o tremendo privilégio de ter nas mãos um manuscrito daquele que é considerado um dos maiores cientistas de todos os tempos: Isaac Newton. Para quem não sabe, Newton também foi um grande teólogo, tendo se ocupado no estudo das profecias de Daniel e Apocalipse. O livro que ele publicou sobre essas profecias é muito interessante e parece ter sido escrito por um adventista do sétimo dia. Newton defende o princípio dia-ano, a interpretação historicista das profecias, a autoridade divina das Escrituras, a volta de Jesus, entre outros assuntos. O livro foi publicado em 1723 e chega a antecipar algumas descobertas que Guilherme Miller faria independentemente, anos depois. 

Dentro do cofre climatizado que guarda também outras obras raras - como a Bíblia de Miller, manuscritos de Ellen White e livros que pertenceram à biblioteca de outros pioneiros da Igreja Adventista -, enquanto o Dr. Merlin Burt nos falava a respeito do manuscrito raro de Newton, tomei coragem e perguntei se poderia segurá-lo e observá-lo mais de perto. Ele concordou, e um amigo tirou a foto. Para mim, esse foi um dos momentos mais significativos desta viagem cultural. 


A despeito de algumas incongruências e contradições, Newton é um grande exemplo de compatibilização entre a fé e a ciência, e de quão longe pode ir uma mente, quando se aplica devidamente ao conhecimento da verdadeira ciência e da verdadeira teologia.

Michelson Borges