sexta-feira, outubro 24, 2014

Nos passos dos pioneiros: José Bates

Capitão José Bates
José Bates (1792-1872) é considerado um dos três principais fundadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia e um grande defensor da reforma de saúde. Como capitão de navio, ele viajou por várias partes do mundo, inclusive o Brasil. Homem culto e respeitado, Bates deu grande contribuição ao movimento adventista, com seus recursos financeiros, sua influência e muita dedicação. Em 1839, Bates aceitou a mensagem pregada por Guilherme Miller e tornou-se parte do grupo milerita. José Bates manteve sua fé depois do desapontamento de outubro de 1844. Estudou mais profundamente as Escrituras e se tornou um observador do sábado.

Em nossa viagem cultural/denominacional pelos Estados Unidos, ontem, quinta-feira, 23 de outubro, visitamos outros lugares muito significativos. Logo cedo, deixamos Rutland e fomos para Fairhaven, em Massachusetts, onde está localizada a casa original em que Bates passou a infância e a escola em que ele estudou (hoje museu). Depois, fomos para Bedford, e vimos as ruínas da ponte sobre a qual foi travado um diálogo entre Bates e um cidadão da cidade, que lhe perguntou: “Capitão Bates, quais são as novas?” E ele respondeu: “As novas são que o sábado é o dia do Senhor.” 

A vida desse pioneiro é realmente uma inspiração para aqueles que desejam levar a vida religiosa a sério e viver de modo digno e correto. Juntamente com Tiago e Ellen White, Bates imprimiu sua marca nos primórdios da história do adventismo e ajudou a sistematizar as doutrinas bíblicas da denominação.

Saímos de Bedford, viajamos mais 51 km e chegamos a Plymouth, onde conhecemos a pedra de 1620 e o navio Mayflower, monumentos que ajudam a recordar a chegada dos pais peregrinos aos Estados Unidos, evento que marcou o início da nação norte-americana. Em seguida, fomos para Portland, Maine, a 235 km de Plymouth. Ali pudemos ver o prédio da escola em que Ellen White estudou, o provável local em que ela levou a pedrada que mudou sua vida e o parque Deering Oakes, ao qual ela costumava ir para orar. 

Fomos também ao local em que ficava o auditório no qual Guilherme Miller pregou, na Rua Casco, tendo convertido algumas pessoas, dentre as quais Ellen Gould Harmon (depois White). A maneira como Ellen descreve essas reuniões é realmente tocante. A esperança da volta de Jesus deu novo sentido para a vida dela. Ellen passou a ter uma experiência ainda mais profunda com Deus e pediu para ser batizada por imersão, como orienta a Bíblia. Conhecemos também o local do batismo, na Baía de Casco. 

Demos uma rápida passada no farol de Cape Elizabeth (paisagem linda!) e percorremos mais 443 km até Latham, Nova York, onde descansamos para poder enfrentar a maratona de visitas do dia seguinte.

Michelson Borges

Casa de José Bates, em Fairhaven

Parte de um muro de 1660, atrás da casa de Bates

Casa construída em 1742 

Ponte sobre a qual Bates contou a "novidade" do sábado

Marco da chegada dos pais peregrinos

Réplica do Mayflower

Lucas, Walter, Wellington, André, Eduardo, Vinícius, Alberto e Michelson

Escola em que Ellen White estudou na infância

Deering Oakes Park

Local do auditório em que Miller pregou