segunda-feira, outubro 06, 2008

Conseqüências do adultério

Hoje quero refletir com você um pouco mais sobre o adultério... Para isso, trouxe pra você algumas informações relacionadas numa pesquisa científica. Um médico neurologista italiano chegou à conclusão de que manter uma relação extraconjugal causa estresse psicológico. Além disso, os adúlteros também sofrem mais de cefaléia, ou seja, dor de cabeça. Por conta disso, fazem uso freqüente de medicamentos. O cientista ainda concluiu que em cerca de 3% dos casos, os sintomas de cansaço e cefaléia podem esconder até mesmo um pequeno aneurisma cerebral.

Caro amigo, confesso a você que cheguei a achar graça dos resultados dessa pesquisa. Afinal, não imaginava que algum pesquisador poderia estar estudando as conseqüências físicas e mentais do adultério. Mas quero dizer a você que os resultados não me surpreendem.

Quando Deus entregou a Moisés as tábuas dos Dez Mandamentos, Ele disse: “Não adulterarás.” E sabe por que Deus disse ao homem para não adulterar? Porque Ele, em Sua onisciência, sabia das dores e do sofrimento que o adultério pode causar.

Homens e mulheres que mantêm relacionamentos extraconjugais são pessoas que vivem uma felicidade superficial. Baseada nos prazeres do corpo, na excitação da mente, tornam-se reféns de uma prática que corrói a alma, desgasta o físico e provoca marcas que nunca se apagam.

A necessidade de mentir sempre, de ter estratégias para não ser descoberto, leva o adúltero a ter um desgaste físico e mental acima do normal. Quase sempre, a pessoa passa a ter um desempenho diferente no trabalho, perde o foco em suas atividades, não tem a mesma concentração nos estudos... Enfim, ela deixa de ter a tranqüilidade e a paz necessárias garantida por uma relação estável.

Sabe por que isso acontece? Porque o adultério é uma mentira. Uma mentira que magoa os envolvidos e, quando descoberto, faz um estrago na família.

Deus sempre soube disso. Ele orientou homens e mulheres a serem fiéis porque sabia que um relacionamento extraconjugal causaria sofrimento, rompimento dos laços familiares e traria traumas para os filhos.

Caro amigo, Deus orienta Seus filhos para não serem adúlteros não por causa dEle. Não se trata de um capricho do Criador. A fidelidade conjugal não serve para preservar a Deus. A sinceridade na relação serve para proteger o casal, para assegurar paz de coração, para garantir saúde física e mental... A fidelidade serve para permitir o desenvolvimento harmonioso dos filhos, para reforçar bons exemplos morais e éticos.

(Ronaldo Nezo, Fato Pensado)