quinta-feira, outubro 09, 2008

Erro humano paralisa “máquina do Big Bang”

A falha que levou à paralisação no funcionamento do LHC (Grande Colisor de Hádrons), o superacelerador de partículas considerado a maior máquina já construída pelo homem, ocorreu devido a uma peça que não estava bem colocada, em um erro muito provavelmente humano. A informação é de Lyn Evans, responsável pelo projeto.

Segundo Evans, essa falha causou um reaquecimento, pela elevada corrente elétrica utilizada no momento, e algumas válvulas que se abriram para diminuir forte pressão permitiram também a fuga de hélio, um elemento sem toxicidade.

Em 10 de setembro, os cientistas do Cern (Centro Europeu de Pesquisa Nuclear) injetaram pela primeira vez e com sucesso no acelerador LHC um feixe de milhões de prótons e conseguiram que desse uma volta completa ao túnel circular subterrâneo de 27 quilômetros, para depois fazer o mesmo com um segundo feixe introduzido em direção oposta.

Mas, dias depois, um vazamento de hélio no túnel do LHC fez com que a máquina tivesse de ser desligada menos de dez dias após entrar em funcionamento. Os responsáveis pelo projeto afirmam que peças mal colocadas geraram o problema.

Em coletiva de imprensa, Evans lamentou que “todos os pequenos problemas” do acelerador tenham se “amplificado” pela repercussão na imprensa desse experimento. O cientista reafirmou que o acelerador pode voltar a funcionar novamente em abril, depois de reparado e quando tenha passado o recesso de inverno no funcionamento das instalações (entre dezembro e março), um período utilizado para tarefas de manutenção.

A pausa é necessária também para economizar energia que, segundo o físico, nessa época do ano tem seu custo multiplicado por dez.

(Folha Online)

Leia também: “Show grafotécnico e pouca novidade” e “Big Bang recriado: alarde falso”