sexta-feira, outubro 17, 2008

Parábolas de Jesus: os dois caminhos

Mateus 7:13 e 14. Nos dias de Cristo, o povo da Palestina vivia em cidades muradas, situadas na maioria das vezes sobre colinas e montes. As portas eram alcançadas por meio de caminhos íngremes e pedregosos. O caminhante que se dirigia para casa no fim do dia tinha muitas vezes que percorrer correndo a penosa subida a fim de chegar à porta antes do cair da noite. O retardatário ficava de fora.

Do estreito e ascendente caminho que conduzia ao lar, Jesus tirou uma imagem do caminho cristão. Desse exemplo, Jesus pode demonstrar a existência de dois caminhos na vida de toda pessoa: um é estreito e o outro mais largo. Mas o fim de cada um deles é totalmente diverso. Quem quer seguir a trilha da salvação deve buscar continuamente o caminho cuja direção é para cima. É natural que a maioria preferirá o caminho descendente, que conduz à destruição final, por isso é fundamental sempre lembrar que em se tratando de assuntos espirituais, a maioria nunca esteve certa.

É verdade que a estrada para a perdição é aparentemente atraente, mas não passa de uma ilusão. Na estrada descendente talvez a entrada esteja adornada com flores, mas ao fim conduz ao desespero e à aflição.

Mateus 7:13: “Entrai pela porta estreita. Pois larga é a porta e espaçoso o caminho que conduz à perdição e muitos são os que entram por ela.”

Mateus 7:14: “Mas estreita é a porta e apertado o caminho que conduz para a vida e são poucos os que a encontram.”

Consciência do certo e do errado

É crucial que o ser humano tenha consciência do que é certo e do que errado. Somente conhecendo o caminho, é possível decidir.

Provérbios 14:12: “Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte.”

Isaías 30:21: “Quer te desvies para a direita, quer te desvies para a esquerda, os teus ouvidos ouvirão a palavra que será dita atrás de ti: Este é o caminho; andai nele.”

É preciso decidir

>> Uma decisão que envolve conhecimento de Deus.
>> Uma decisão que exige mudança de rumo e de comportamento.
>> Uma decisão que exige compromisso.
>> Uma decisão que exige domínio próprio.
>> Uma decisão que tem conseqüências eternas.

O perigo de rejeitar a verdade

João 8:32: “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.”

Atos 17:30: “Mas Deus, não levando em conta os tempos da ignorância, manda agora que todos os homens em todos os lugares se arrependam.”

Oséias 4:1: “Ouvi a palavra do Senhor, vós, filhos de Israel, porque o Senhor tem uma contenda com os habitantes da terra. Não há verdade, nem amor, nem conhecimento de Deus na terra.”

Deus não levará em conta a verdade que o ser humano não conhecia, mas pedirá conta da verdade que o ser humano não quis conhecer.

Oséias 4:6: “...o Meu povo é destruído porque lhe falta o conhecimento. Porque tu rejeitaste o conhecimento, também Eu te rejeitarei com Meu sacerdócio; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também Eu me esquecerei de teus filhos.”

Disposição de fazer a vontade de Deus

João 7:17: “Se alguém quiser fazer a vontade de Deus, descobrirá se o meu ensino vem de Deus, ou se falo de mim mesmo.”

Para andar no caminho que conduz à vida é preciso pensar e pensar muito. Pensar cada dia; a cada momento. O domínio próprio é a submissão da vontade ao poder de Deus. “Como cidade derrubada, que não tem muros, assim é o homem que não pode conter o seu espírito” (Pv 25:28). A pessoa que não tem domínio próprio é como uma cidade sem muros. Recebe ataques de todos os lados e não consegue resistir.

Permitimos que Deus assuma a direção de nossas decisões, porém, o controle continua conosco. Tanto é verdade que no momento em que quisermos assumir, podemos fazê-lo.

“Esforçai-vos” (Lc 13:24). Paulo diz: “Prossigo para o alvo” (Fl 3:14). “Já estou crucificado com Cristo e vivo não mais eu, mas Cristo vive em mim” (Gl 2:20). Se o homem se esforça em obedecer a Deus, Jesus aceita essa disposição e esforço e supre a eventual deficiência com Seu próprio mérito divino.

“Vinde a Mim” (Mt 11:28) – Esse é o segredo da vitória. Por nós mesmos, não podemos vencer os maus hábitos e pensamentos pecaminosos que prevalecem em nosso coração. Não temos como dominar o poderoso inimigo que nos mantém em escravidão.

Unicamente Deus pode nos dar a vitória. Ele deseja que tenhamos o domínio de nós mesmos, de nossa vontade e de nossos caminhos. Ele não pode, porém, operar em nós contra o nosso consentimento e cooperação. O Espírito divino opera mediante as faculdades e poderes conferidos ao homem. Nossas energias são requeridas para cooperar com Deus. A vitória não é ganha sem muita e fervorosa oração. Nossa vontade não deve ser forçada a cooperar, mas deve ser colocada ao lado da vontade de Deus. “Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a Sua boa vontade” (Fl 2:13).

Pensamos que ter liberdade é ser dono das próprias decisões. É fazer o que quisermos. Mas verdadeiramente livres são os que cumprem a “lei da liberdade” (Tg 2:12).

Que temos de deixar quando escolhemos o caminho certo?

>> Temos que caminhar em outra direção, porque já nascemos andando na direção errada. Quando nascemos, já estamos no caminho largo. A decisão é deixá-lo e entrar pela porta estreita. Andar na contramão do mundo.

“Esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé” (1 João 5:4).

(Texto da jornalista Graciela Érika Rodrigues, inspirado na palestra do advogado Mauro Braga)