segunda-feira, outubro 13, 2008

O que os abusos fazem com seu corpo?

Alguns tecidos se removam mais depressa, como os cabelos, que são células da pele modificadas. Cada folículo capilar fica dentro da pele. A cada ano, essas células permitem que fabriquemos 11km de pelos e cabelos pelo nosso corpo. O corpo humano também é construído para o movimento e precisa dos exercícios físicos para fortalecê-lo. O coração, o músculo que mais funciona, é um excelente exemplo. Os pulmões também se beneficiam com os exercícios, pois os capilares dos alvéolos são estimulados a crescer e podemos respirar melhor. A superfície dos pulmões poderia cobrir uma quadra de tênis se fosse esticada.

O esqueleto ganha muito com os exercícios, pois a pressão nos ossos os fortalece. Osso velho é perdido e outras células vêm repô-las, fortalecendo-os. Os músculos também se hipertrofiam com os exercícios. Eles compõem a terça parte do peso de um adulto e são formados por pacotes de fibra. Algumas atividades físicas causam danos aos músculos os espalhando e separando suas fibras, esse dano faz adicionar material extra e isso os aumenta.

Mas há atividades que lesam os tecidos de maneira irreparável. A fumaça do cigarro não é a única coisa que destrói nosso corpo. A audição é prejudicada pelos ruídos mais fortes. O problema está na cóclea, que transforma o som em impulsos elétricos. Como seus cílios são frágeis, eles podem ser destruídos por sons intensos e de alta freqüência e nunca mais crescem. Assim perdemos a audição lentamente.

A bebida alcoólica aumenta a pressão arterial, perdemos a coordenação motora e falamos demais. Ele é um veneno quando consumido em excesso [Quem sabe o limite? Que alcoólico começou bebendo um barril? Vale a pena o risco?]. O álcool muda o estado físico e mental. Os neurônios são afetados quando bebemos demais, as conexões entre alguns deles ficam mais rápidas e outras sinapses são bloqueadas. O álcool engana o cérebro fazendo com que ele “pense” que estamos cheios de água, produzindo mais urina. Desidratamo-nos e na manhã seguinte vem a ressaca com dor de cabeça e mal-estar.

O fígado, um órgão que realiza mais de 500 funções no corpo, tem que colocar ordem na casa. Ele é quem elimina as substâncias tóxicas ingeridas na bebedeira. E precisa de muita água para isso. O cérebro perde água para que o fígado possa trabalhar eliminando as toxinas, isso causa dor de cabeça. Beber água, muita água, é a melhor atitude para curar a ressaca.

(Hypescience)

Nota: Resumindo: a melhor maneira de viver (longe das baladas, abstendo-se de fumo e álcool, praticando exercício físico, etc.) é aquela defendida pela Bíblia e pelos escritos de Ellen White, há milênios e há um século, respectivamente.[MB]