sexta-feira, outubro 17, 2008

Notícias do mundo adventista

1. Estatísticas mundiais mostram o movimento da Igreja. Estatísticas apresentadas pela Associação Geral (sede mundial da IASD) indicam que de cada 100 novos adventistas, 21 vêm da Divisão Sul-Americana. Outras divisões com bom crescimento são: Interamericana (20), Africana Centro-Oriental (16), Sul da África Oceano Índico (15) e Sul Asiática (11). Ainda 11 de cada 100 novos membros vêm de outras sete divisões mundiais. Nossa atual distribuição de membros indica que 35% estão na África, 35% na América Latina, 18% na Ásia, 7% na América do Norte e 5% na Europa e Oceania. Três Divisões mantêm uma média menor do que 100 habitantes por adventista: Sul-Africana e do Oceano Índico com 68, Asiática do Pacífico Sul com 86 e Interamericana com 86. Quatro outras têm uma média melhor do que a média mundial: África Centro Oriental, com 118, Sul-Americana, com 130, Norte-Americana, com 316 e Africana Centro Ocidental, com 407. A média mundial é de 425 habitantes por membro. Algumas divisões, porém, estão bem acima dessa média: Asiática do Pacífico Sul (808), Sul-Asiática (839), Asiática do Pacífico norte (2.624) e Transeuropéia (5.701).

2. Igreja mundial cresce mais de um milhão por ano. Pelo quinto ano consecutivo, a igreja adventista mundial tem crescido mais de um milhão de novos membros por ano. De 01/07/2007 a 30/06/2008 foram batizadas 1.051.601 pessoas, com uma média de 2.879 por dia. Já somos uma família de 15.780719.

3. Começa a jornada da Bíblia viajante. No último sábado, a Bíblia viajante, do projeto “Siga a Bíblia”, começou sua jornada. Ela deverá alcançar todos os países com presença adventista em um período de dois anos. Entre setembro e outubro de 2009, estará na América do Sul.

4. Missionários sul-americanos estão espalhados por diferentes lugares do mundo. Segundo os registros da Associação Geral, a Divisão Sul-Americana possui hoje, entre missionários oficias e participantes do programa de Serviço Voluntário, 148 pessoas. É uma pequena parcela de nossa contribuição ao campo mundial.

5. Missionário de ouro no Malaui. O irmão Golden (ouro) Lapani tem realizado um trabalho destacado para o evangelismo do Malaui. Ele já fundou 54 novas igrejas e levou ao batismo 22 mil pessoas nesse país localizado na Divisão Sul-Africana e Oceano Índico.

6. Cresce a circulação da Adventist World. A revista mundial da igreja já está circulando em 140 países do mundo com mais de um milhão de exemplares impressos a cada mês. Além disso, já está disponível na internet em francês, português (www.portuguese.adventistworld.org) e espanhol (www.spanish.adventistworld.org).

7. Igreja no Iraque precisa de orações. O presidente da igreja adventista no Iraque pediu as orações da igreja mundial. Segundo ele, especialmente na parte norte do país, os cristãos estão sendo perseguidos e a igreja tem sido afetada com isso. Nos últimos dias, 30 cristãos foram mortos.

8. O desafio da Igreja na China. Os registros da igreja adventista na China indicam que há 386 mil adventistas no país. Esse é um grande desafio para o crescimento da igreja em um país de 1,3 bilhão de habitantes.

9. Rádio Mundial Adventista volta a funcionar na Rússia. Depois de muitos anos sem alcançar oficialmente os ouvintes russos, a partir de janeiro do próximo ano a Rádio Mundial Adventista vai voltar a funcionar na Rússia. Novas rádios estarão entrando no ar também no Burundi e Malauí.

10. Batismo em Goiânia mostra resultado do Impacto Esperança. No último sábado, Alisson foi batizado em Goiânia. Ele foi encontrado pelo movimento do Impacto Esperança. Na infância, freqüentou a Igreja Adventista levado por familiares e foi membro do Clube de Desbravadores. Cresceu, mas nunca freqüentou regularmente a Igreja, nem foi batizado. Há um ano e meio, se mudou para Goiânia, foi morar com os tios e no dia do Impacto foi encontrado por um grupo de jovens que lhe entregaram a revista. Ele lembrou imediatamente da Igreja, foi convidado a participar, teve os estudos necessários e pediu o batismo. É apenas um dos muitos resultados que já estão sendo colhidos por toda a América do Sul.

11. Segundo homem mais alto do mundo é batizado no Peru. Margarito Machacuay Valera, o segundo homem mais alto do mundo, com 2,26 metros, foi batizado no dia 27 de setembro na Missão Peruana do Norte.

12. Comunidade de Ciganos é batizada. 22 membros da Comunidade Cigana do Bío Bío, no Chile, foram batizados pelo pastor Nicolich (de ascendência cigana). A cerimônia foi realizada no sábado, 4 de outubro, em Concepción. Os novos membros da Igreja deram seu testemunho público diante de outros ciganos que viajaram de diferentes lugares do país para assistir à cerimônia. Mais de 50 ciganos atenderam ao apelo feito pelo pastor Nicolich.